migração para nuvem

Por que migrar seu servidor para a nuvem com a ajuda de um parceiro AWS

A computação em nuvem é uma tendência crescente no mercado corporativo. Sejam grandes ou pequenas empresas, e-commerces, ou gigantes da tecnologia, todos os nichos de mercado têm apostado nas soluções em nuvem para operacionalizar de forma mais efetiva e inteligente seus negócios.

É por esse motivo que a computação em nuvem tem sido um assunto recorrente por aqui. Já falamos sobre o seu conceito em duas oportunidades:

Te explicamos como startups podem crescer usando as tecnologias em nuvem:

E já te contamos uma história de sucesso sobre migração de servidores para a nuvem:

Hoje queremos nos aprofundar um pouco mais nessa temática de migração de servidores para a nuvem. Vamos conversar sobre a importância de realizar esse tipo de serviço com um parceiro especializado em Amazon AWS.

Mas, antes de entendermos a importância deste apoio, vamos entender um pouco sobre o processo de migração:

Quais são os desafios da migração?

Migrar os dados do seu servidor local para uma infraestrutura em nuvem demanda muito planejamento, atenção e o uso das ferramentas certas.

Todos os tipos de projetos de migração para a nuvem possuem realidades desafiadoras. O principal desafio aqui é descobrir como transferir os dados da sua infraestrutura atual para a nuvem com o mínimo de interrupções, menor custo e menos tempo. Ou seja, encontrar a maneira mais inteligente de mover seus arquivos.

Para chegar nesse cenário ideal é preciso mapear as necessidades e desafios específicos do projeto, para então criar um planejamento de migração que seja realista e contemple todas essas necessidades e desafios.

Além disso, para realizar a migração de forma tranquila e correta, é preciso entender que o ambiente de nuvem possui suas peculiaridades e diferenças em relação aos ambientes tradicionais de armazenamento de dados e aplicações. Compreender essas diferenças e dominar os conceitos de arquitetura de nuvem não é tarefa simples, demanda muito conhecimento e experiência na área!

Com relação especificamente à migração para a nuvem, algumas das dúvidas principais são essas:
Qual quantidade de dados pode ser transferida e com qual velocidade?
Como posso otimizar o processo?
Qual a melhor arquitetura para a minha aplicação?

Para te ajudar com essas dúvidas a Amazon AWS conta com sua rede de parceiros que são especializados para gerenciar esses processos, utilizando todas as ferramentas que a AWS coloca à disposição para realizar a migração da forma mais inteligente.

Por que contar com um parceiro AWS?

Acreditamos que você já percebeu que migrar o seu servidor local para a nuvem não é um processo tão simples. É preciso tem conhecimento da arquitetura de nuvem e domínio das ferramentas Amazon, para aplicar a ferramenta correta ao projeto e situação.

É por esse motivo que a AWS investe no apoio e capacitação da sua rede de parceiros. Possibilitando assim que os usuários dos seus serviços possam ser bem assistidos ao realizar a sua migração para a nuvem e gerenciar os serviços contratados junto à Amazon.

A Dati é parceira AWS e pode ajudar sua empresa a entender, migrar e gerenciar as soluções de computação em nuvem.

Quer conversar conosco sobre as suas necessidades de serviços em nuvem? Solicite 1 hora de consultoria gratuita sobre Cloud:

computação em nuvem