computação em nuvem

Computação em nuvem: O que é? Onde vive? Do que se alimenta?

Hoje queremos conversar com você sobre Computação em Nuvem. Você não sabe muito bem o que isso significa e fica meio confuso tentando entender esse conceito mega complicado? Calma, estamos aqui para definitivamente te fazer compreender como essa tecnologia funciona!

O que é computação em nuvem?

Vamos simplificar: a computação em nuvem é um serviço prestado por empresas que são denominadas provedores de serviços em nuvem. Essas empresas fornecem serviços de computador através da internet, ou seja: a nuvem é um espaço físico, mas que usa a internet para realizar suas operações. Nesses espaços físicos ficam os servidores, hospedando bancos de dados, e-mails, softwares, e mais uma infinidade de serviços que você pode contratar.

Na hora de pagar pelos serviços contratados é tudo ainda mais simples do que você imagina! A empresa prestadora vai te cobrar pelos serviços de nuvem baseado no seu uso, da mesma forma que você seria cobrado pela conta de água ou energia elétrica.

Onde vive a computação em nuvem?

Diferente do que possa parecer, a computação em nuvem não vive no céu. Sério mesmo.

A estrutura para fornecimento de serviços de computação em nuvem está baseada numa complexa infraestrutura de TI, que vamos explicar para você agora mesmo. Segura na mão da Dati e vem com a gente:

  • Data Centers ao redor do mundo. As empresas que fornecem serviços de computação em nuvem dispõem de grandiosos data centers, que por sua vez armazenam centenas de servidores ultra rápidos. Esses locais estão espalhados entre os continentes da Terra e é neles que todas as informações enviadas para a nuvem através da internet ficam armazenadas!

computação em nuvem

Data Center Google, com 10.684 m². Fonte da imagem: Aqui

  • Espaços específicos para a prestação de serviços em nuvem.  Os data centers ficam localizados em espaços específicos para atender às necessidade de total disponibilidade que esses serviços demandam, com uma incrível estrutura de redundâncias. Sabe o que isso significa? Há redundância de energia elétrica, fornecimento de água, conexão com a internet, sistema de refrigeração e etc. Todos os aspectos que garantem a operação da computação em nuvem com 100% de disponibilidade são executados em redundância. Em outras palavras: se caso alguém conseguir causar uma indisponibilidade desses serviços pode tomar o lugar de Ethan Hunt facilmente, pois essa sim é uma Missão Impossível!

[Missão realizada] via GIPHY

Do que se alimenta a computação em nuvem?

Agora que você já sabe que a computação em nuvem é um conjunto de serviços de TI que opera através da internet, e que ela não vive no céu, mas sim em ambientes amplamente seguros e tecnológicos, está na hora de entender do que a computação em nuvem se alimenta. O que há guardado dentro desses data centers afinal?

As possibilidades de aplicação da tecnologia em nuvem são inúmeras. Você mesmo utiliza a computação em nuvem no seu dia-a-dia, mesmo sem saber! Duvida? Olha só alguns dos tipos de recursos que usam essa tecnologia para existir e operar:

  • Armazenamento de informações. Ferramentas e serviços de backup em nuvem utilizam dessa tecnologia para manter seus arquivos seguros. Quer saber mais sobre esse assunto? Confira aqui nosso post que te mostra como o filme Duro de Matar 4.0 pode te ajudar a entender a importância do backup! Está imperdível.
  • Hospedagem de e-mails. Aposto que você possui uma conta de e-mail do Gmail, ou pelo menos conhece alguém bem próximo que possui, certo? Uma chance para você adivinhar onde todos os seus e-mails e informações trocadas ficam armazenados e hospedados: na nuvem!
  • Hospedagem de sites, games, aplicativos, serviços de streaming… Sim, aquele portal de notícias que você acessa todos os dias, o Candy Crush, o Whatsapp, Netflix, Spotify, este blog, todos eles hospedados e desfrutando dos benefícios da computação em nuvem.

Posso parar por aqui né?! Tenho certeza que já deu para você entender o quanto a computação em nuvem é presente na sua vida, no seu dia-a-dia, nas tarefas mais simples do seu cotidiano. Ela é praticamente parte da sua família!

Computação em nuvem e as empresas

Mas, não é só no nível pessoal que a computação em nuvem pode te alcançar. Esses serviços cresceram e tomaram as proporções que têm hoje para ajudar empresas a desenvolverem seus negócios com tecnologia e inovação.

E hoje, negócios de qualquer tamanho podem usufruir dos benefícios de contar com essa tecnologia para avançar nas suas operações de forma rápida, escalável e segura.

Um exemplo de como a computação em nuvem pode facilitar o dia-a-dia da sua empresa é o backup automático em nuvem, que garante a segurança das suas informações gerenciais e utiliza como base essa tecnologia tão complexa, mas ao mesmo tempo tão acessível!

Obrigado pela companhia até aqui! Ah, e fique de olho, semana que vem a gente traz mais conteúdo sobre TI e tecnologia para você, assim de forma divertida e descomplicada!

E, se quiser entender como tirar proveito das tecnologias em nuvem para o seu negócio, você pode conversar conosco sobre essas soluções! Cadastre-se e solicite 1 hora de consultoria gratuita com nossos especialistas em Cloud:computação em nuvem