Re:Invent 2023: três inovações serverless para analisar e gerenciar dados em qualquer escala, por Peter DeSantis 

Las Vegas, Nevada – 27 de novembro de 2023

DeSantis anuncia novidades que ajudam os clientes a aproveitar ao máximo seus dados em qualquer escala, vamos analisar um a um e saber como eles podem afetar o ambiente AWS. 

O Re:Invent 2023, o prestigiado evento anual da Amazon Web Services (AWS) dedicado à computação em nuvem, começou ontem, 27/11, em Las Vegas. Durante a primeira noite, Peter DeSantis, vice-presidente sênior da AWS Utility Computing, ofereceu uma palestra empolgante sobre o futuro da computação em nuvem, no tradicional Monday Night Live. Em um evento repleto de emoções, DeSantis revelou avanços significativos na infraestrutura da AWS, tanto de hardware quanto de software. Ele propôs uma análise mais aprofundada dos bastidores, destacando as tecnologias fundamentais por trás dos serviços da AWS. A palestra abordou o delicado equilíbrio entre os desafios de melhoria do desempenho sem comprometer custos e a segurança.

Enfrentando dilemas técnicos, a AWS apresentou avanços importantes ao potencializar seu hardware e software, preparando-se para contribuições na próxima geração de tecnologia. Em um discurso magnético, DeSantis ratificou, antes de mais nada, que a cultura de inovação da AWS é a principal potência por trás das soluções que a plataforma oferece, sem comprometer o desempenho ou o custo. Na plateia, profissionais de tecnologia, desenvolvedores, engenheiros, arquitetos de nuvem e executivos atentos às principais tendências do setor.

Para Monday Night Live, o executivo da AWS preparou um discurso que revelou três inovações destinadas a simplificar a utilização de suas ofertas de banco de dados serverless pelos clientes. O anúncio principal destacou a introdução do Amazon Aurora Limitless Database, uma nova funcionalidade do Amazon Aurora – capaz de expandir automaticamente além dos limites originais de gravação. Essa implementação facilitará significativamente aos desenvolvedores a escalabilidade de seus aplicativos. Além disso, foram reveladas novas melhorias para o Amazon ElastiCache Serverless e o Amazon Redshift Serverless, atualizando o desempenho das cargas de trabalho, ao mesmo tempo em que otimizam as plataformas para uma gestão eficiente de custos.

Amazon Aurora Limitless Database

Ao longo da palestra, Desantis ilustrou como a AWS mantém seu compromisso com a excelência técnica, destacando casos específicos de inovação em seus serviços. Em seu discurso, Peter DeSantis, destacou a crescente necessidade das empresas de lidar com petabytes de dados provenientes de diversas fontes, ressaltando a importância de uma estratégia abrangente para análise e gerenciamento em grande escala. A AWS oferece uma gama de serviços de big data baseados na nuvem, como Amazon Aurora, Amazon ElastiCache e Amazon Redshift, para auxiliar nesses desafios. Esses serviços permitem que os clientes evitem a complexidade associada ao manual de execução de sistemas de dados.

O Amazon Aurora, um serviço de banco de dados totalmente gerenciado compatível com MySQL e PostgreSQL, destaca-se pela capacidade de escalabilidade em tempo real para suportar centenas de milhares de transações por segundo. O serviço oferece flexibilidade para ajustar a capacidade conforme necessário, fornecendo recursos ideais para cada aplicativo em tempo real.

No entanto, DeSantis ressaltou que certas aplicações críticas, como transações financeiras e jogos, exigem suporte para centenas de milhões de usuários em escala global. Uma abordagem comum para enfrentar esse desafio envolve a fragmentação, ou seja, distribuir uma carga de trabalho entre várias instâncias menores do banco de dados, exigindo desenvolvimento personalizado de software para gerenciamento de supervisão e monitorar a atividade do banco de dados em tempo real.

Como solução, a AWS lançou o Amazon Aurora Limitless Database, um novo serviço incorporado ao Amazon Aurora, atualmente disponível em versão prévia. Este serviço inovador pode escalar para processar milhões de transações de gravação por segundo e gerenciar quantidades de petabytes de dados. O diferencial é a simplicidade para os clientes, que agora podem gerenciar um único banco de dados, enquanto o serviço distribui automaticamente dados e consultas entre várias instâncias serverless do Aurora, adaptando-se dinamicamente às necessidades das aplicações.

Essa abordagem elimina a necessidade dos clientes desenvolverem software personalizado para direcionar diretivas para instâncias específicas do banco de dados. A plataforma realiza operações de forma automática, simplificando as operações de manutenção para as equipes de engenharia, que podem fazer alterações uma vez e aplicá-las a várias instâncias de banco de dados, em contraste com a implementação manual de cada uma delas.

Amazon ElastiCache Serverless

A AWS também anunciou a expansão dos recursos do seu serviço Amazon ElastiCache, uma plataforma totalmente gerenciada para armazenamento em cache de dados utilizando Redis e Memcached. Essa plataforma é fundamental para aplicativos que buscam otimizar o acesso aos dados mais utilizados com frequência, promovendo aprimoramento significativo em desempenho e escalabilidade.

Embora o Amazon ElastiCache traga benefícios consideráveis, as organizações muitas vezes enfrentam desafios significativos ao configurar e ajustar o serviço inicialmente. No entanto, para aqueles que desejam iniciar seus projetos de forma mais ágil, sem a necessidade de desenhar e provisionar uma infraestrutura para o cache de dados, a resposta está no novo recurso denominado Amazon ElastiCache Serverless, atualmente disponível.

Este recurso permite que os usuários criem um cache de dados disponível em questão de segundos, eliminando a necessidade de provisionar ou configurar manualmente qualquer componente. Devido à sua natureza “serverless”, todo o processo de configuração é automatizado, possibilitando a replicação automática de dados em diversas zonas de disponibilidade, garantindo uma disponibilidade de até 99,99% para qualquer carga de trabalho.

Otimizações para Amazon Redshift Serverless

A AWS revelou recentemente uma prévia de expansões e otimizações – impulsionadas por inteligência artificial (IA)  – para o Amazon Redshift Serverless. Estas melhorias apresentam escalabilidade e otimizações orientadas por IA. Esses novos recursos possibilitam otimizações dinâmicas, garantindo que os clientes atinjam com eficiência suas metas específicas de preço e desempenho.

De acordo com DeSantis, o Amazon Redshift Serverless agora tem a capacidade de ajustar dinamicamente seus recursos com base nos padrões de carga de trabalho. Durante períodos de menor demanda –  durante o dia – o sistema pode reduzir a capacidade do banco de dados, ao mesmo tempo em que aumenta para lidar com picos de demanda, como quando uma consulta mais complexa precisa ser processada.

Já à noite, o sistema aumenta automaticamente sua capacidade para dar suporte a tarefas robustas de processamento de dados, sem a necessidade de intervenção humana. Esse processo envolve medição e ajuste automático de recursos, juntamente com uma análise de custo-benefício, garantindo a otimização para cada carga de trabalho. O usuário só precisa definir sua meta de preço-desempenho no console AWS, ajustando o equilíbrio entre custo e desempenho.

A adaptabilidade dinâmica dos dados os torna particularmente adequados para abordagens serverless, e a AWS oferece uma extensa variedade de bancos de dados serverless e soluções analíticas para apoiar as cargas de trabalho mais desafiadoras. O vice-presidente de dados e inteligência artificial da AWS, Dr. Swami Sivasubramanian, enfatizou que as inovações serverless anunciadas recentemente se baseiam nessa fundação, facilitando para os clientes escalar para milhões de transações por segundo, adicionar capacidade de maneira ágil e ajustar dinamicamente os padrões de carga de trabalho para melhorar tanto o desempenho quanto os custos. 

O Monday Night Live abriu o primeiro dos cinco grandes Keynotes que prometem destacar os principais desenvolvimentos da Amazon Web Services (AWS) para 2024. No primeiro dia, tivemos avanços sem servidor atualizado para análise e gestão de dados em escala. O Amazon Aurora Limitless Database simplifica a escalabilidade, o ElastiCache Serverless automatiza a criação de caches de dados, e o Redshift Serverless, impulsionado por IA, ajusta dinamicamente recursos para otimizar custos e desempenho. Essas inovações refletem o compromisso da AWS com a excelência e a Dati, representada no evento pelo nosso Chief Executive Officer (CEO), Diego Alexandre, e nosso Chief Operating Officer (COO), Alceu Conerado, localiza um novo padrão de soluções para os desafios técnicos na evolução da computação em nuvem.

Fonte: Amazon.com. 

Imagens: Amazon Web Services.