AWS e IA generativa: amplas capacidades  

Las Vegas, Nevada – 28 de novembro de 2023

No horizonte contemporâneo, marcado pelo avanço exponencial das tecnologias disruptivas, testemunhamos uma revolução digital com potencial de redefinir a forma como as empresas operam, inovam e, sobretudo, entregam valor aos seus clientes. Sob essa égide, o Re:Invent 2023 – maior evento realizado pela Amazon Web Services (AWS) – explorou esse momento de transformação, oferecendo uma visão profunda e especializada sobre o papel que a AWS desempenha nesse cenário de rápida mudança.  

Adam Selipsky, CEO da AWS, pelo terceiro ano consecutivo, subiu ao palco do Re:Invent para detalhar como a empresa assumiu a vanguarda do universo cloud computing, fornecendo ferramentas e soluções inovadoras em dados, infraestrutura, inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquina (ML). Selipsky defendeu que essas novas tecnologias capacitarão empresas e organizações a atingir os seus objetivos de maneira mais eficiente. Ele enfatizou a importância de flexibilizar as escolhas da AWS para enfrentar os desafios da IA e moldar o futuro tecnológico da empresa.

Na essência da mensagem de Selipsky, a sentença que ecoa é que a transformação tecnológica não é mais uma opção, mas uma necessidade imperativa para a sobrevivência e o sucesso nos mercados modernos. Para ele, a AWS desponta como parte estrutural dessa revolução, já que a relação entre a nuvem e inteligência artificial é indispensável para que ela opere de maneira eficaz. A AWS é uma plataforma que fornece uma infraestrutura escalável e confiável que permite que as empresas invistam no desenvolvimento de soluções personalizadas, explica Selipsky. 

 

Amazon Q, a nova inteligência artificial da AWS

No cenário de IA generativa (GenIA), especificamente, Selipsky revelou a prévia do Amazon Q, um inovador assistente generativo baseado em inteligência artificial destinado principalmente a profissionais e desenvolvedores de TI – o lançamento ocorreu durante o seu Keynote no Re:Invent 2023. O Amazon Q oferece suporte às equipes de tecnologia da informação a entender como funcionam recursos da AWS, pesquisar práticas recomendadas, criar novos recursos e obter auxílio para resolver problemas ou erros nos recursos, tudo através de um chat direto no console.

Selipsky detalhou algumas das principais funcionalidades do Amazon Q, com destaque para operações responsivas de perguntas urgentes e respostas rápidas, solução de problemas, geração de conteúdo e tomada de ações, aproveitando dados e experiências armazenadas em repositórios de informações, códigos e sistemas corporativos. Embora inicialmente destinada a desenvolvedores e profissionais de TI, a AWS tem planos de expandir sua utilização para empresas em geral, tornando-o um concorrente significativo no mercado de assistentes de IA empresarial, ao lado de produtos como ChatGPT da OpenAI, Copilot for 365 da Microsoft e Duet AI for Workspace do Google

O CEO da AWS ressaltou que o Amazon Q foi treinado com mais de dezessete (17) anos de conhecimento na AWS, e sua disponibilidade inicial acontecerá em diversas partes do ecossistema AWS, oferecendo acesso rápido a perguntas e respostas. Os profissionais podem interagir com o Amazon Q no console da AWS, fazendo perguntas de maneira natural sobre o uso de serviços, interfaces de programação de aplicativos disponíveis, serviços conectados e integração com eles.

Além disso, o Amazon Q não se limita aos profissionais de TI, pois também está integrado aos Ambientes de Desenvolvimento Integrado (IDEs) compatíveis, incluindo o Amazon CodeWhisperer. Essa integração permite aos desenvolvedores uma experiência de conversação enquanto codificam, podendo descrever seu código-fonte, recebendo atualizações rápidas e instruções para melhorar seus aplicativos diretamente no IDE.

O Amazon Q possibilita aos desenvolvedores uma abordagem interativa na criação de novos recursos, permitindo interações conversacionais e incorporação de sugestões no código. Sob o nome de Amazon Q Transformation, o assistente baseado em IA analisa automaticamente a base de código existente, cria um plano de transformação e executa as principais tarefas para simplificar a manutenção, migração e atualização de aplicativos existentes. A prévia inicial do Amazon Q já está disponível, com muitos de seus recursos oferecidos gratuitamente. Após a conclusão da prévia, uma versão comercial estará disponível por US$ 20 por mês, enquanto uma versão com recursos adicionais para profissionais de TI e desenvolvedores terá um custo de US$ 25 por mês.

Fonte: Amazon.com. 
Imagens: Amazon Web Services.