Novas possibilidades cloud: Dati no Re:Invent 2023 em Las Vegas 

As transformações tecnológicas têm sido um catalisador fundamental na redefinição de como interagimos, trabalhamos e vivemos. Nas últimas décadas – especialmente -, o avanço tecnológico tem moldado o cenário global, impulsionando mudanças significativas. Esse fenômeno impõe um desafio para indivíduos e organizações: se manter atualizados em um ambiente em constante evolução. Por essa razão, estamos felizes em anunciar a participação da Dati Soluções em TI no próximo Re:Invent 2023, conferência global organizada pela Amazon Web Services (AWS).

O evento é uma experiência imersiva que reúne a comunidade mundial de computação em nuvem, com foco no aprendizado, networking e integração com as últimas inovações tecnológicas do universo cloud. Nosso Chief Executive Officer (CEO), Diego Alexandre, e nosso Chief Operating Officer (COO), Alceu Conerado, representarão a Dati no encontro que acontecerá de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2023, em Las Vegas – Nevada. A participação dos nossos líderes técnicos reflete o nosso compromisso com a inovação e com a excelência dos serviços que oferecemos.

O que é o Re:Invent?

O Re:Invent é um evento anual organizado pela AWS, sendo um dos maiores e mais importantes eventos internacionais dedicados à computação em nuvem. O projeto foi idealizado para reunir profissionais de tecnologia, desenvolvedores, engenheiros, arquitetos de nuvem, executivos e outros interessados no ecossistema da AWS. É uma plataforma direta para a apresentação de novos produtos, serviços, atualizações e insights sobre as principais tendências do setor. 

Por reunir a comunidade global de profissionais de tecnologia, o evento reflete o rápido desenvolvimento e a evolução do ecossistema de nuvem e cumpre um papel importante na disseminação de conhecimento, promoção de inovação e no fortalecimento da presença da AWS no mercado. Durante o encontro, a AWS revela anúncios de novos produtos e melhorias em serviços existentes, abrangendo desde as mais recentes tecnologias até ferramentas de desenvolvimento e soluções de segurança.

Com uma variedade de sessões técnicas e palestras conduzidas por especialistas, parceiros e clientes, os participantes exploram práticas recomendadas, casos de uso específicos e estudos de caso. Além disso, oportunidades práticas como laboratórios e treinamentos oferecem uma rica experiência com os serviços da AWS. A área de exposição permite que os participantes descubram novas tecnologias apresentadas por parceiros e fornecedores, promovendo conexões no mundo cloud. O Re:Invent é também um ambiente dedicado ao networking, proporcionando interações com colegas do setor, líderes de empresas e especialistas do segmento.

Principais nomes e temas

O Re:Invent 2023 contará com um lineup incrível de palestrantes, que incluirá os principais líderes da AWS. Eles compartilharão as mais recentes descobertas e cases de sucesso do universo cloud.

  • Adam Selipsky: Diretor Executivo, AWS.
  • Peter DeSantis: Vice-presidente Sênior, AWS Utility Computing.
  • Dr. Swami Sivasubramanian: Vice-presidente de Dados e IA, AWS.
  • Dra. Ruba Borno: Vice-presidente, Canais e Alianças Mundiais da AWS.
  • Dr. Werner Vogels: Vice-presidente e Diretor de Tecnologia da Amazon.com.

Inteligência Artificial, Large Language Models e IA Cognitiva e os futuros da cloud computing

A revolução tecnológica atual é marcada pela ascensão da Inteligência Artificial (IA), um campo que visa capacitar sistemas a simular a inteligência humana. Este conceito engloba uma variedade de disciplinas, combinando ciência da computação, matemática, estatística e outras áreas para desenvolver algoritmos e modelos capazes de realizar tarefas autônomas com base em dados. É dentro desse horizonte que o Re:Invent 2023 propõe uma análise detalhada dos temas que podem moldar o futuro da tecnologia.

No panorama atual, podemos destacar de início o papel dos Large Language Models (LLMs), como o GPT-4. Esses avançados modelos de linguagem alimentados por IA são treinados em vastos conjuntos de dados textuais, lhes permitindo aprender padrões complexos da linguagem humana. A arquitetura transformer – utilizada nos LLMs – proporciona eficiência na manipulação de sequências extensas de dados, tornando-os especialmente eficazes em tarefas que envolvem linguagem natural, como, por exemplo, tradução, geração de texto e respostas a perguntas.

No campo da computação em nuvem especificamente, a IA já se configura como uma ferramenta bem-sucedida para otimizar processos, melhorar o rendimento e impulsionar inovações. Essa capacidade de processar um grande volume de dados de maneira rápida e assertiva é indispensável para usufruir de todo o potencial da cloud computing.

Além disso, a IA Cognitiva emerge como uma categoria avançada de sistemas de IA no contexto do evento global sobre computação em nuvem. Diferentemente das abordagens tradicionais, a IA Cognitiva busca replicar processos cognitivos humanos de forma ampla, abrangendo aprendizado, raciocínio e resolução de problemas. Utilizando técnicas como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, esses sistemas visam melhorar a capacidade de lidar com dados complexos e não estruturados em diversos setores, promovendo eficiência e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Diante dessa trajetória, o nosso objetivo é nos manter na vanguarda dessas transformações. A presença da Dati no Re:Invent 2023 reflete não apenas o nosso compromisso com a inovação e as melhores práticas, mas também a compreensão da empresa sobre a importância das mudanças do cenário tecnológico. Fique atento às nossas redes sociais para atualizações e momentos exclusivos do evento. Juntos, estamos moldando o futuro da tecnologia em nuvem!