Melhores práticas de sustentabilidade e CloudOps como estratégia de globalização

Líder no segmento de cleantechs, a Central de Materiais | Syx, fundada em 2012, democratiza a Economia Circular ao oferecer uma plataforma para compra e venda de resíduos e ativos industriais. Com mais de 13.200 clientes ativos, a empresa se diferencia da concorrência por gerenciar de ponta a ponta o processo de compra e venda, eliminando assim complexidades tanto para o vendedor quanto para o comprador.
Aliado a tecnologia, AWS Well-Architected Framework e práticas CloudOps, a organização busca se tornar a maior plataforma em gestão de venda de ativos corporativos e industriais em desuso.

Os desafios do primeiro grande salto de crescimento

Em 2020, a Central de Materiais | Syx registrou um crescimento sem precedentes de 128% na sua base de clientes. Essa excelente notícia trouxe consigo o desafio de escalar rapidamente a infraestrutura de TI. O provedor de serviços de nuvem na época não conseguiu atender os novos requisitos da SYX, apresentando tempos de inatividade não planejados e problemas de desempenho que impactavam a experiência do cliente e geravam custos inesperados para a empresa.

A migração da plataforma Central de Materiais | Syx para a AWS Cloud, com orientação da Dati Soluções em TI, veio responder à necessidade de otimizar investimentos e contar com uma infraestrutura confiável para garantir a eficiência de que a empresa precisava para seu crescimento. Aderir a uma nuvem confiável foi o passo inicial na jornada de expansão dos negócios da cleantech. Hoje consolidada no campo cleantech, com clientes como Klabin, BRF, Votorantim, Bosch, Brado Logística, a SYX está pronta para enfrentar o desafio da expansão internacional.

A busca pela melhor solução

A SYX migrou sua infraestrutura para a Amazon Web Services (AWS) no início de 2021. Os critérios para a escolha foram robustez, confiabilidade e ampla gama de serviços escaláveis. Sua porta de entrada foi o Amazon Lightsail, para se familiarizar com a nova nuvem e seu funcionamento.

À medida que a tecnologia se tornava uma aliada estratégica, faziam-se necessárias ações mais ousadas para oferecer aos clientes uma solução altamente segura, com compliance em todos os níveis da operação – já que a plataforma  transaciona informações financeiras e dados sensíveis – e capacidade para suportar picos de utilização.

Tendo a Dati Soluções em TI como parceira de consultoria e suporte, a Central de Materiais | Syx passou a explorar cenários de negócios para planejar seus passos de curto, médio e longo prazos, considerando  os recursos envolvidos para o reposicionamento da marca e sustentação do crescimento/internacionalização da empresa. O AWS Well-Architected Program ajudou a estabelecer prioridades para aderir uma gestão com governança. Provocou conscientização e reflexão sobre o uso ideal da nuvem para a cleantech atingir seus objetivos estratégicos e continuar se destacando no que toca a atender às necessidades e expectativas de seus clientes, sejam eles vendedores ou compradores.

As soluções nesse novo ambiente compreenderam:

  • Single Sign On – Implementação do SSO para acesso a todas as contas do cliente de forma centralizada e segura (utilizando o menor privilégio possível), com integração a entidade federada. A Icondev preferiu remover todos os acessos pessoais do AWS Identity and Access Management (IAM) e usar chaves temporárias para reforçar a segurança.
  • Guardrails – Foram aplicados Guardrails para garantir a conformidade do ambiente, ampliando a segurança e ajudando a evitar erros operacionais como, por exemplo, o lançamento de recursos em regiões que não devem ser utilizadas.
  • Account Factory – Utiliza-se para provisionamento de novas contas de forma padronizada e com agilidade.
  • Landing Zone – Implementou-se a estratégia de multi-account, com landing zones específicas para que fosse possível hospedar os workloads da melhor forma. Foram criadas contas específicas ou mesmo contas AWS compartilhadas para determinados workloads, de forma a manter o controle e gerenciamento efetivo em todos os workloads e contas AWS.

Os serviços AWS utilizados incluíram:

  • Amazon ElastiCache: serviço de cache gerenciado
  • Amazon ECS: serviço de gerenciamento de contêiner 
  • Amazon ECR: serviço gerenciado de registro de imagens de contêiner
  • Amazon RDS: serviço de banco de dados relacional gerenciado
  • Amazon S3: armazenamento de dados escalável
  • Elastic Load Balancing (ELB): distribuição de cargas de trabalho entre instâncias gerenciadas
  • AWS KMS: criação e gerenciamento de controle de chaves criptográficas
  • AWS CloudTrail: rastreamento da atividade dos usuários e usos de APIs
  • AWS Config: ferramenta de avaliação e auditoria para avaliar configurações e relacionamentos de recursos
  • AWS Control Tower: gestão e configuração de Multi Contas AWS
  • AWS Service Catalog: serviço para gerenciar e automatizar a execução de templates dentro da AWS.
  • AWS Organizations:  serviço de gerenciamento de contas que permite consolidar várias contas da Contas da AWS em uma única organização que você cria e gerencia centralmente.

    AWS IAM Identity Center

Resultados qualitativos

A SYX tem obtido resultados notáveis no campo das cleantechs ao empregar tecnologias de ponta para gerar valor financeiro, implementando as melhores práticas de sustentabilidade em uma plataforma capaz de oferecer uma experiência personalizada a seus usuários e garantindo compliance de ponta a ponta. Não é exagerado dizer que a empresa está reinventando os negócios com resíduos, e vem claramente modificando os padrões de consumo quando se trata da reutilização de equipamentos.

A Central de Materiais | Syx também tem contribuído ativamente para:

• Democratizar a economia circular, possibilitando o acesso de compradores a grandes estoques até então inacessíveis;
• Reduzir a pegada de carbono;
• Tornar mais seguras e rastreáveis as transações de equipamentos reutilizáveis.

Resultados quantitativos

Seis meses após a migração para a AWS, a Central de Materiais | Syx já observou o espetacular crescimento de 554% em sua eficiência operacional, com tempo de inatividade reduzido em 5%. A implementação de recursos adequados permitiu melhorar em 600%  a performance da aplicação, resultando em uma experiência de usuário muito mais fluida. A base de clientes da empresa cresceu 262% em pouco tempo.

A governança operacional e das informações proporcionaram segurança para novos passos, mais ousados, e segue impulsionando modernizações significativas de aplicação e estratégia.
No aspecto ambiental, a Central de Materiais | Syx já ajudou a reutilizar mais de 100 mil ativos industriais, o que, segundo estimativas internas, reduziu 3 milhões de toneladas de CO2, o equivalente a plantar 21,5 milhões de árvores, ocupando uma área superior a 15.300 campos de futebol. Com a eficiência operacional obtida com a Amazon Web Services (AWS), metodologias CloudOps, e consultoria Dati, a cleantech, está confiante de que poderá aumentar ainda mais esses números nos próximos anos, se tornando o maior estoque global de resíduos e ativos industriais.