Case de Sucesso AWS, Dati e Quality

Nuvem para ampliar transformação digital e segurança no controle de inspeções

Sobre

O QualityStorm é uma solução para digitalização de processo de inspeção de qualidade, segurança do trabalho, manutenção e que pode ser utilizada em diversas áreas da indústria e em tarefas administrativas de maneira geral. 

A plataforma permite uma verdadeira transformação digital, tirando formulários da era do papel e caneta, com processos digitais personalizados, que podem ser planejados e executados de qualquer local ou dispositivo em tempo real, seja por meio do aplicativo, disponível nas plataformas Android e iOS, ou via web. 

O sistema permite a captação de imagens e entrada de dados via digitação ou por voz. Sua execução pode ser sincronizada entre aparelhos ou direto na web. Permite a leitura de QR Code, código de barras e OCR. 

A partir da inclusão dos dados apresenta relatórios completos, entregando desde visões básicas até indicadores mais avançados, disponíveis no módulo BI.

Resumo executivo

Há 3 anos no mercado, QualityStorm já se destaca pela inovação. A empresa já foi quatro vezes premiada no ranking 100 Open Startups, que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no país. Ano passado figurou entre  as TOP 10 IndTechs do Brasil.


Com uma solução criada para aumentar a produtividade na execução de processos, reduzir custos de operação e trazer qualidade e eficiência no acompanhamento operacional, QualityStorm tem na ponta a satisfação do cliente como objetivo principal, oferecendo opções que se adaptam às necessidades de cada empresa.

Desafio do cliente

Por ser uma lean startup, a QualityStorm sofreu com impactos da pandemia no mercado industrial, até então, seu principal ramo de atuação. 

O desejo por expansão, e a visão quanto a capacidade que tinha por explorar outros segmentos, impulsionou na busca de um parceiro para iniciar uma jornada de inovação, com foco na evolução, não só no dia-a-dia do produto, mas para aprimorar soluções em infraestrutura e segurança. 

Por já ter uma experiência com nuvem, buscou um parceiro AWS que pudesse garantir um  ambiente confiável o suficiente para  para manter o produto estável, mantendo a atenção e visão para um crescimento em escala nos próximos meses e anos, possibilitando uma estrutura para futuras aplicabilidades como IoT, Machine Learning, Inteligência Artificial e Big Data. 

Por que a DATI?

Parceira AWS Advanced, a DATI atua na arquitetura, desenho e construção de soluções em nuvem, serviços de migração e DevOps, bem como suporte técnico e sustentação de ambientes na AWS. A empresa que também detém as acreditações de Public Sector, Immersion Day, AWS Systems Manager Delivery e Amazon EC2 for Windows Server Delivery – programas que fizeram a Dati  garantir processos simples e colaborativos para um plano de sucesso e aceleração digital. 

A parceria com a DATI evidenciou a importância do foco em aderir e manter as melhores práticas de Cloud, de forma que ocorresse com muita segurança, com processos altamente aprimorados e ainda trouxe insights importantes que culminaram na melhoria do produto. Com os serviços AWS aplicados, a QualityStorm está coberta de suas necessidades tecnológicas pelos próximos anos. Cientes de que este é um trabalho constante de acompanhamento e evolução.

A solução

A solução aplicada para atender a QualityStorm foi AWS EC2 Systems Manager, um painel de operações personalizável, que relata informações sobre seus recursos da AWS. Trata-se de um pool de serviços, um hub de operação na nuvem, que, entre outras utilidades, pode realizar updates de máquinas, acesso seguro, minimizando assim as probabilidades de invasões ou outros tipos de incidentes.

O painel exibe uma visualização agregada dos dados de operações (OpsData) para suas contas da AWS e em todas as Regiões da AWS. No Explorer, o OpsData inclui metadados sobre suas instâncias do Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), detalhes de conformidade de patches do Systems Manager Patch Manager e detalhes de conformidade de associações do Systems Manager State Manager. O OpsData também inclui informações de serviços de suporte da AWS, como AWS Trusted Advisor, AWS Compute Optimizer e informações sobre casos do AWS Support.

Para aumentar a conscientização operacional, o Console também exibe itens de trabalho operacionais (OpsItems). O serviço fornece contexto sobre como os OpsItems são distribuídos em suas unidades de negócios ou aplicações, a tendência ao longo do tempo e como elas variam de acordo com a categoria. O gestor pode agrupar e filtrar informações no Explorer para se concentrar em itens que são relevantes para você e que exigem ação. Ao identificar problemas de alta prioridade, é possível usar o Systems Manager OpsCenter para executar runbooks do Automation e solucioná-los.

Resultados

  • Melhoria nos KPIs de performance em mais de 50% da infraestrutura; 
  • Nova política de segurança ajustando o ambiente às melhores práticas do mercado;
  • Identificação e redução da superfície de ataque, reduzindo as vulnerabilidades;
  • Melhoria no tempo de resposta na soluções em 50%;
  • Estrutura TI mais robusta e segura, além da oportunidade de redução de custos de infraestrutura;
  • Economia gerada pela mudança de uso da infraestrutura e nos serviços utilizados, a partir da consultoria ativa e orientação da DATI . 

Benefícios

O AWS Systems Manager ajudou a QualityStorm com seus requisitos de segurança, além de utilizar as melhores práticas do mercado para diminuir assim a superfície de ataque. Tudo isso, com a agilidade que o time precisava e com uma solução de gerenciamento completa e segura.

Próximos passos

DATI e QualiyStorm avaliam as melhores aplicações de IoT, Inteligência Artificial e Machine Learning, a partir do amadurecimento do produto. Com isso, espera-se um movimento de expansão e fortalecimento da marca com evolução de produtos e serviços.

Entre em contato e conheça tudo que a DATI e AWS podem fazer para seu negócio!

Queremos te encorajar a dar o primeiro passo para melhor jornada na nuvem que sua empresa poderia ter, então aproveite essa uma hora de consultoria grátis!