aprenda com duro de matar, por que fazer backup?v

Aprenda com Duro de Matar 4.0, por que realizar backup?

O 4º filme da clássica franquia Duro de Matar pode nos ensinar mais do que você imagina!

Você acha que assistindo aos filmes da franquia Duro de Matar o máximo que você vai aprender será como sobreviver à atentados terroristas e combater mercenários? Nada disso! A saga de John McClane pode te ensinar também a importância de realizar backup de todos os arquivos da sua empresa?

Quer entender melhor como uma coisa está relacionada com a outra? Então vem que a gente te explica:

Se nesses últimos 10 anos você não teve a oportunidade de assistir Duro de Matar 4.0 (sim, o filme já assopra 10 velinhas!) sugerimos que você desfrute de 128 minutos de puro entretenimento e lições de tecnologia, mas só depois de ler esse post!

No enredo do filme um grupo de cyber-terroristas hackeia diversos servidores do governo americano com o objetivo de realizar um “cyber ataque terrorista” nos Estados Unidos, chamado de queima total. Esse ataque consiste na derrubada coordenada dos serviços de transporte, telecomunicações, financeiro e infra-estrutura, o que – obviamente – ocasiona um caos total no país.

O filme aborda também a Teoria do Caos, que se baseia na premissa de que um pequeno acontecimento, como por exemplo a interrupção das telecomunicações, pode alterar de maneira inimaginável o futuro das pessoas afetadas por esse acontecimento. Nesse caso, o caos almejado pelos cyber-terroristas poderia mudar completamente o curso e futuro do país.

Mas, o que nos interessa aqui, como empresários preocupados com o futuro das nossas empresas é a questão da segurança de dados.

Esperamos que nenhum cyber-terrorista esteja planejando um ataque que derrube os principais serviços que mantêm nosso país funcionando, porém, uma ameaça muito próxima dessa premissa pode colocar em risco toda o operação da sua empresa.

O Ransomware, por exemplo, é utilizado por hackers para sequestrar todos os arquivos do seu computador. Para obtê-los de volta a única saída é pagar o resgate. Sim, é isso mesmo! Suas informações são bloqueadas e o sequestrador virtual só libera seu acesso caso você pague o montante solicitado por ele. Que pode ser muito, muito dinheiro! Quer saber o que é pior? Em 2016 esses sequestros aumentaram entre as empresas. No mês de outubro foram registrados 1 ocorrência desse crime a cada 40 segundos.  Ou seja, 64.800 ataques em um único mês!

Parece coisa de filme, a gente sabe, mas é real!

via GIPHY – [Legenda: Isso é Duro de Matar da vida real]

Portanto, você tem basicamente duas opções:

  • Viver a vida perigosamente e após seus arquivos serem sequestrados, dar uma John McClane e tentar recuperar seus dados ao melhor estilo Hollywoodiano (o que desaconselhamos enfaticamente, que fique claro); ou
  • Aprender a lição com Duro de Matar 4.0 e manter um backup diário de todos os arquivos essenciais da sua empresa.

Caso você seja como qualquer outro ser humano e acredite que um cyber sequestro nunca vai acontecer com a sua empresa, aí vão alguns outros desastres que podem fazer como que toda a sua operação seja interrompida:

  • Roubo de equipamentos;
  • Pane nos servidores ou computadores;
  • Desastres naturais;
  • Vírus;
  • Falha humana.

Imagino que você esteja pensando: “Ok, já aprendi a lição, vou cuidar da segurança dos meus arquivos e computadores, o que faço agora?”
A Dati te ajuda! Você pode conversar conosco durante 1 hora sobre o tema de Segurança de Informações! Você pode solicitar abaixo:

segurança de informações

E assim finalizamos esse conteúdo cheio de ação e bons ensinamentos, tal qual um filme Duro de Matar! Agradecemos a companhia até aqui e agora pode ficar a vontade para cair no sofá e curtir algumas horas de Duro de Matar 4.0.