MCONF – Migração de infraestrutura para cloud AWS como estratégia de negócio

Como a Mconf reduziu quase 40% dos custos de infraestrutura cloud e ganhou performance na migração para a nuvem AWS com a Dati.

A MCONF é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções para videoconferências que fornecem a melhor experiência em comunicação ao vivo, focada em instituições de ensino. 

Os produtos oferecidos pela MCONF permitem que os clientes tenham mais tempo para realizar suas atividades no dia-a-dia, se comuniquem de forma rápida, troquem conhecimento de maneira efetiva e interativa, e revisitem seu histórico sempre que necessário.

Com a pandemia, todos os serviços online apresentaram um expressivo aumento, e essa realidade não foi diferente à Mconf. 2020 foi um ano de crescimento significativo, consequentemente de impactos na operação, seguido de aumento dos custos.

Com o crescimento da empresa e seus desafios, uma série de processos que antes não causavam grandes transtornos, se tornaram maiores do que a equipe poderia gerenciar. A MCONF teve um problema de custos altos para fazer o processamento de um grande número de vídeos. Tinham uma capacidade computacional de máquinas ligadas continuamente, à noite, mesmo não tendo aulas e/ou eventos, não conseguiam desligar tais recursos, pois precisavam desses em funcionamento para fazer o processamento dos vídeos à noite. Isso gerava um grande aumento de custos. 

Além disso, durante a gravação das aulas, os clientes acabavam recebendo o material apenas no dia seguinte. 

A DATI entrou em ação com a MCONF, trazendo sua experiência em nuvem, conhecimento da plataforma e soluções AWS. Faltava então, conhecer sobre a aplicação, rotinas e expectativas dos clientes Mconf.. As empresas precisaram juntas desenhar a arquitetura do projeto. A DATI trazia soluções e fazia ajustes a partir do feedback e rotinas da organização.

Ainda sim, a Dati alinhada com as necessidades da Mconf, usou da sua expertise para elaborar a melhor forma de otimizar o ambiente na cloud, com foco na utilização de serviços gerenciados da AWS como o recurso de ECS Fargate, no qual tem melhorias de performance e qualidade.

Para o problema de serviços em escala, utilizou-se o serviço de Batch que é responsável pelo trabalho de processos em lote. Substitui-se o uso de instâncias 24/7, por containers otimizados para processos simultâneos por demanda, no qual reduziu drasticamente o tempo de processamento dos vídeos.

 

E ainda maior para maior redução de custos utilizamos containers Fargate spot. um novo recurso do AWS Fargate que pode executar tarefas do Amazon Elastic Container Service (Amazon ECS) tolerantes a interrupções com até 70% de desconto no preço do Fargate.

Outro grande desafio da MCONF era ganhar confiança para colocar no ar algo desse tamanho e que gerasse impacto positivo para os usuários. Esse desafio também foi cumprido. Conseguiu-se um lançamento gradual da infra-estrutura.

“Quando a gente fala em escala, tudo que pode dar errado vai dar errado muitas vezes”. Explica, Felipe CECAGNO – Co-founder and CEO da MCONF

Mas não foi o que aconteceu. A implementação foi fluida. 

Foi ao ar nas férias de julho de 2021 e está até hoje rodando. 

Durante esse processo específico, a empresa entendeu que a AWS tinha os serviços mais bem estruturados para realizar os processamentos/workloads que precisavam. Além disso, a expertise da DATI em AWS foi determinante. 

 

Resultados imediatos

Durante o primeiro momento, a DATI além de conseguir atender às demandas, aumentou a percepção de qualidade (entregas mais rápidas dos vídeos) e de ter o domínio interno das soluções AWS para manter/sustentar a infraestrutura.

“A proximidade com a DATI certamente vai gerar valor em outros projetos e processos que a gente optar por otimização desses serviços.” Conta o CEO.

 

Resultados

Uma grande preocupação que a empresa tinha e que motivou esse projeto.

– Otimizar o workload;

– Uso mais otimizado da nuvem como um todo.

  • Com o novo serviço, foi possível pagar somente quando há demanda de vídeos para ser processados. Containers que são criados automaticamente conforme novas demandas e eliminados quando concluído o processamento dos vídeos.
  • Otimização de 40%. Em vez de 24/7 ligadas, apenas eram ligadas durante as aulas. O que era um ofensor no custo para a empresa;
  • Uma gravação que durava até 12 horas para ficar disponível para o professor e aluno, passou a ficar disponível em alguns minutos;
  • Economia financeira: entre 20 e 30% de economia geral com esse novo workload.

Quer fazer como a MCONF e ter mais informações sobre Cloud AWS?

Continue acompanhando nossos conteúdos!

 

Acesse nossas redes sociais:

Instagram: @dati.ti

Linkedin: Dati