Com certeza você já ouviu falar do Google Drive, Microsoft OneDrive, Dropbox e iCloud, certo?
Aposto até que você usa diariamente algum desses serviços. Acertei novamente?
Esses são os maiores e principais serviços de armazenamento em nuvem disponíveis no mercado. E hoje queremos te contar as principais diferenças desses serviços comparados ao Backup em Nuvem, vamos lá?
Objetivo principal
Os serviços de armazenamento e backup em nuvem possuem objetivos muito similares. Ambas as tecnologias existem para nos ajudar a armazenar de forma inteligente e segura nossos arquivos. Porém, existem algumas diferenças sutis entre esses serviços:
- Serviços de armazenamento em nuvem: guardam na nuvem os arquivos que o usuário subir no serviço, porém não possuem versionamento desses arquivos. Ou seja: sempre a última versão atualizada pelo usuário estará disponível.
- Serviços de backup em nuvem: arquivam na nuvem os documentos selecionados pelo usuário através de uma ferramenta de backup. Através dessa ferramenta também poderá ser selecionada a configuração de versionamento dos arquivos, ou seja: no caso de restauração estarão disponíveis as versões dos arquivos enviadas para a nuvem dias antes do último upload.
Segurança
Uma das diferenças mais relevantes entre os serviços de armazenamento e backup de arquivos em nuvem.
- Os serviços de armazenamento em nuvem utilizam um login e senha para conceder ao usuário o acesso aos arquivos. O perigo aqui está na facilidade com que os hackers conseguem invadir esses espaços virtuais, além da possibilidade de redefinição de senha de forma muito facilitada. Exemplo disso aconteceu recentemente com a primeira dama do Brasil, Marcela Temer, que teve sua conta do iCloud invadida e foi extorquida pelo invasor. Outro ponto relevante é que já em 2014 Edward Snowden citou ao The Guardian que o serviço de armazenamento em nuvem do Dropbox era hostil à privacidade, permitindo a terceiros o acesso aos arquivos de seus usuários.
- Já os serviços de backup em nuvem utilizam a tecnologia da criptografia para enviar para o espaço virtual os arquivos em segurança. Eles ficam então criptografados na nuvem até que sejam restaurados pelo usuário. Esse protocolo de segurança garante a privacidade das informações, impedindo que terceiros acessem o conteúdo dos arquivos, mesmo que a nuvem venha ser invadida.
Compartilhamento
Outra diferença pontual entre os serviços listados por nós nesse post.
- Os serviços de armazenamento como Google Drive e Dropbox permitem o compartilhamento de pastas e arquivos entre os seus usuários. Essa função é especialmente interessante do ponto de vista do trabalho em equipes, de forma colaborativa.
- Já os serviços de backup em nuvem servem especificamente para armazenar com segurança os arquivos selecionados pelo usuário, impedindo a possibilidade de compartilhamento desse backup, especialmente pelo fato dos documentos serem enviados de forma criptografada para a nuvem.
Moral da história: na nossa opinião os serviços de armazenamento e backup em nuvem é que eles se complementam, mas de forma nenhuma se anulam.
Enquanto o armazenamento em nuvem proporciona a colaboração e rápida interação entre os usuários do serviço o backup em nuvem garante a guarda segura desses documentos, seguindo processos rígidos de criptografia e segurança.
Dessa forma nós aconselhamos: se você aposta todas as suas fichas no armazenamento dos seus arquivos em serviços (e da sua empresa!) como o Drive, iCloud ou Dropbox vale a pena conhecer e pensar em contratar uma ferramenta de backup em nuvem para garantir a segurança dos seus documentos.
Se quiser entender como a ferramenta de Backup em Nuvem da Dati funciona na prática você tem a oportunidade de realizar um teste grátis por 15 dias, basta solicitar seu acesso:
Grande abraço e até a próxima semana!