lobo solitário

Dicas de sucesso para um profissional “lobo solitário”

Para se ter sucesso na vida, seja ela pessoal ou profissional, é sempre bom seguir algumas dicas. Se você mora sozinho, por exemplo, precisa seguir alguns “mandamentos” para ser um lobo solitário com qualidade de vida. Saber como fazer compras para a casa ou como se virar na cozinha para preparar comidas básicas podem fazer uma grande diferença  no seu estilo de vida. São tarefinhas simples, porém relevantes para uma rotina sem estresse. Concorda?

Agora vamos falar sobre o lado profissional, que não é muito diferente não.

Dicas e novas ferramentas, por mais que pareçam básicas, ajudam muito a melhorar o cotidiano no seu trabalho. Se você trabalha sempre, ou quase sempre,de forma independente, precisa ter alguns cuidados contra possíveis imprevistos. Afinal todos nós possuímos diversas atividades e responsabilidades entre nossas vidas pessoais e profissionais que precisam ser administradas da melhor forma possível como: cumprir horários, dedicar tempo à família, viver uma vida saudável, se atualizar constantemente. E para dar conta de todas essas atividade, principalmente sendo um lobo solitário no trabalho, você precisará da ajuda de algumas ferramentas.

Profissionais autônomos, representantes comerciais, fotógrafos, produtores musicais, empresários individuais, são alguns exemplos de profissionais lobos solitários. Então, se você é um deles, deve seguir algumas dicas para não ter problemas que podem atrapalhar seu desempenho e resultados no trabalho.

Vamos lá?

  • Defina prioridades realistas. Faça uma auto análise das suas responsabilidades diárias e tarefas. Estabeleça o tempo necessário para cada tarefa que você realizar de forma excelente,  a partir daí estabeleça uma rotina de trabalho. Seja um lobo organizado e evite atrasos.
    Como você trabalha sozinho não necessita de métodos complexos para isso, papel e caneta seria o suficiente, mas vamos a tecnologia e usar ela a nosso favor. O Trello é uma ferramenta gratuita (para uso pessoal) e vai ter ajudar e muito para definição de prioridades e até no tópico abaixo para gerenciar o tempo. Seja um lobo organizado e evite atrasos.

Conheça o Trello: uma ferramenta de gestão de projetos baseada em etapas. Você pode criar um quadro para uma temática específica, por exemplo: contratação de um serviço de backup. Dentro desse quadro você criará listas com as etapas desse projeto: pesquisa de fornecedores, solicitação de orçamentos, negociação, comparação de soluções, contratação. Dentro dessas listas você cria cards com as informações importantes do processo, no nosso exemplo poderia ser: fornecedor 1, fornecedor 2, fornecedor 3. E dessa forma o Trello te ajuda a tornar todo o processo de contratação mais visual e organizado.

trello

  • Gerencie seu tempo. O que, quando e como vou fazer determinada tarefa? Quanto tempo para finalizar cada uma delas? Para te ajudar a organizar sua vida você pode usar diversas opções de agendas online para organizar seus compromissos. Existem também ferramentas para ajudar você a gerir seu fluxo de tarefas, definindo as etapas e prazos de cada uma delas. O Google Agenda é uma ferramenta de referência nessa área. Seja um lobo regrado e não se atrase.

Conheça o Google Agenda: um calendário prático e interativo. Você pode gerenciar seus compromissos através do computador ou pelo app mobile. O Google Agenda te permite convidar outros usuários para uma reunião, evitando assim que algum dos interessados perca o compromisso. Você consegue ainda gerenciar múltiplas agendas numa única conta, e também receber alertas para nunca perder um evento.

EXEMPLO

  • Faça backup. Nossa última dica de hoje, e uma das mais importantes. Profissionais que trabalham sozinhos precisam ter seus materiais de trabalho protegidos. Se você é um representante comercial, por exemplo, vive na estrada e utiliza apenas seu notebook, certo? Já pensou se ele for roubado, acabar estragando ou sofrer uma invasão? Confira nosso ebook com os principais riscos à segurança de dados. Você pode ter se organizado, administrado seu tempo, trabalhando com produtividade, mas de nada adianta se você perder todo o seu trabalho, certo? Você teria como recuperar todos os conteúdos que estavam salvos ali? Caso não, seriam meses ou até mesmo anos de trabalho perdidos. Uma verdadeira tragédia. Por isso, busque um backup eficaz. Os profissionais que se previnem utilizam uma ferramenta automática de backup, que criptografa seus arquivos e os envia em segurança para nuvem, garantindo a restauração dos documentos em caso de uma tragédia. Seja um lobo solitário prevenido, utilize um backup moderno.

Hoje existem opções de backup automático em nuvem, tecnologia que é muito mais segura e eficiente para profissionais que trabalham sozinhos. Afinal, seus arquivos e dados estarão armazenados num data center totalmente seguro (saiba mais aqui), e não somente no seu próprio computador ou servidor hd externo.

Viu só, não é difícil ser um lobo solitário de sucesso, basta seguir algumas orientações. Se você trabalha sozinho, correr atrás de bons resultados provavelmente faz parte da sua rotina, mas, se você souber  definir prioridades e manter a segurança do seu negócio essa tarefa se torna um pouco mais fácil 😉

Ah, e antes de finalizarmos, se você quer entender melhor como o Dati Backup em Nuvem funciona estamos te dando a chance de testar esse serviço gratuitamente por 15 dias! Basta você solicitar seu acesso:teste grátis backup em nuvem

Até a próxima!