golpe whatsapp

Como evitar o golpe do Whatsapp?

Você assistiu ao programa Fantástico, no último domingo? Se sua resposta foi sim, aposto que você ficou bem preocupado com uma das reportagens do programa, não é?

Se você não sabe do que estamos falando aí vai: bandidos são muito criativos, você sabe, e agora alguns deles bolaram um novo golpe, usando o Whatsapp como ferramenta.

Você pode conferir a reportagem do Fantástico aqui, mas vamos resumir para você:

Com a ajuda de pessoas que trabalham em empresas de telefonia móvel os golpistas clonam seu número de celular e o instalam em um novo aparelho. Com o número em mãos eles ativam o whatsapp e têm acesso ao seu aplicativo, com contatos e histórico de conversas.

O golpe do Whatsapp

O que eles fazem com esse acesso vai muito além de dar bom dia nos grupos de família! Eles entram em contato com seus amigos, familiares, colegas de trabalho e contam uma história triste para pedir dinheiro. Aqueles que caem na história e de bom coração te ajudam estão na verdade depositando dinheiro diretamente para os bandidos, e assim o problema está estabelecido.

Bem complicado não é? É claro que o pessoal do Whatsapp não dormiu no ponto e já está indicando para todos os usuários que ativem a Verificação em Duas Etapas do aplicativo. Um recurso que já estava disponível no app, mas que poucos usuários utilizavam. Você pode conferir um texto sobre o assunto no próprio site do Whatsapp, acesse aqui.

Com essa verificação ativada os bandidos que estão aplicando esse golpe não conseguirão mais acessar as conversas e informações do seu aplicativo, pois ele estará protegido com senha.

Quer saber como ativar esse recurso de segurança e garantir que seus contatos, conversas e todos os segredos que o seu Whatsapp guarda estejam seguros? A Dati te ajuda!

Confira agora mesmo o nosso passo-a-passo para evitar o golpe:

1 – Vá em “Configurações”

golpe whatsapp

2 – Vá em “Conta”

golpe whatsapp

3 – Vá em “Verificação em Duas Etapas”

golpe whatsapp

4 – Vá em ativar

golpe whatsapp

5 – Digite uma senha de 6 dígitos (grave essa senha) e confirme novamente

golpe whatsapp

6 – Digite um e-mail (válido e de seu uso) e confirme

golpe whatsapp

7 – Pronto, a verificação está ativa!

golpe whatsapp

Agora seu Whatsapp estará protegido.

Mas, essa nova situação nos desperta um alerta: como proteger nossas vidas da incrível criatividade dos bandidos? Bem, não estamos aqui para falar de técnicas de segurança pessoal, mas podemos te ajudar a manter a sua vida virtual mais segura!

Dicas de segurança para sua vida virtual:

  1. Crie senhas fortes, com letras, números e caracteres. E programe-se para alterá-las regularmente.
  2. Mantenha seus softwares e aplicativos sempre atualizados.
  3. Utilize um antivírus e antimalware.
  4. Tenha backup de seus arquivos importantes, para o caso de todos os passos acima darem errado.

Se você quer evitar a perda de arquivos só porque um hacker criativo decidiu sacanear você a melhor opção é o backup em nuvem! Não basta somente proteger suas contas, é preciso manter seus arquivos seguros e a nuvem hoje é a melhor opção!

Quer entender como o Dati Backup em Nuvem funciona? Acesse aqui nosso infográfico gratuito que explica tudo o que você precisa saber!

Esperamos que nosso passo-a-passo tenha te ajudo! Agora que você acabou de ler o post pode ir lá configurar seu Whatsapp 😉

Abraço e até a próxima!