segurança na internet

A destruição da Biblioteca de Alexandria: o que sua contabilidade tem a aprender com essa tragédia?

Hoje, muito se fala sobre segurança na internet e dos riscos que correm nossos arquivos, mesmo estando em nossos computadores. Além disso muitos documentos digitais são de extrema importância para a sociedade, como é o caso de documentos fiscais.

O próprio leão do governo, que marca em cima de tudo e todos recolhendo impostos e taxas, não quer se responsabilizar caso alguma dessas informações sejam perdidas, sendo assim coloca a cargo dos escritórios contábeis e dos próprios contadores a responsabilidade de armazenar essas informações, e olha que são muitos arquivos diferentes, que devem ser guardados por muitos anos.

Rescisões e pedidos de demissão, por exemplo, devem ser arquivados por alguns anos, documentos relacionados ao FGTS podem ser armazenados por décadas e contratos de trabalho por tempo indeterminado! 

Portanto, hoje queremos te fazer um alerta, para que a sua contabilidade mantenha todos esses arquivos seguros e não tenha o mesmo destino da  Biblioteca de Alexandria.

Sabe do que estamos falando?

Aula de história rápida: a Biblioteca de Alexandria foi uma das mais célebres bibliotecas do mundo e um dos maiores centros do saber da antiguidade. Ficou marcada na história pelo incêndio criminoso que destruiu completamente seu acervo de mais de 500 mil rolos de manuscritos, que tinham o objetivo de serem “os livros de todos os povos da terra”, e dessa forma perdemos diversos documentos históricos dos mais ilustres  matemáticos, médicos, historiadores, poetas, geólogos, astrônomos, filólogos e críticos textuais que já eram valiosíssimos na época, aproximadamente no ano 416 a.C., imagine então se pudéssemos recuperar esses documentos nos dias de hoje?

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Fonte: Aqui

Infelizmente não conseguimos recuperar esses documentos, mas com a tecnologia a nosso favor podemos evitar perder outros arquivos importantes. E seu escritório de contabilidade não precisa mais correr o risco de ser lembrado como uma Biblioteca de Alexandria moderna, que além de perder todo histórico fiscal de seus clientes provavelmente iria fechar as portas tentando quitar as multas impostas pelo fisco em caso de perda. Existem soluções como o backup em nuvem que te ajudam a evitar essas situações!

Segurança na internet: inteligência é saber o que fazer, sabedoria é fazê-lo.

Com essa referência, queremos que você perceba como é necessário que os dados da sua contabilidade estejam realmente seguros. Guardá-los apenas em um local, como um servidor físico, por exemplo, não é indicado. Nesse caso o armazenamento em nuvem é a melhor opção. Pois além de seguro ainda trabalha em conjunto com uma solução de  backup automático, que realiza a cópia dos seus arquivos e os envia em segurança para a nuvem. E caso ocorra algum problema com seus computadores ou servidores é possível recuperar as informações facilmente.

Isso vai evitar além de transtornos e contratempos, multas severas de auditoria fiscal, perda de clientes, mercado e o iminente fechamento de portas. Afinal, se o fisco te solicitar arquivos e documentos você precisará tê-los à disposição, caso contrário, estará sob pena de notificação e multa, de acordo com a Lei 10.297,  Seção V art 78 e 79 Seção VI art 81a e b Art. 83-C de 26 de dezembro de 1996.

Gostou? A Dati tem a solução de backup certa para a sua empresa, confira aqui nosso infográfico e entenda ainda mais como esse recurso pode evitar que sua contabilidade seja vulnerável à todo o tipo de desastre!