Migração para nuvem AWS ajuda startup Semexe a ampliar visitantes em 340% no site com mais estabilidade e segurança

Sobre

A Semexe é uma plataforma de compra e venda de bicicletas e acessórios para ciclistas, uma referência no universo da bike. Alia tecnologia e segurança para garantir um atendimento especializado aos apaixonados por ciclismo, num marketplace que democratiza o acesso ao esporte tendo o melhor equipamento possível em apenas um clique.

O portal comercializa desde acessórios, peças a bikes completas, sendo estes produtos novos ou usados, para atender diferentes patamares de consumidores e diversos níveis de praticantes: desde o primeiro pedal à primeira prova oficial, da bike de entrada à esporte profissional. 

A Semexe é uma startup que conecta pessoas. O usuário interessado em vender algum produto esportivo, não precisa ser uma pessoa jurídica. Basta preencher um cadastro e criar sua loja dentro da plataforma. A entrega é de responsabilidade do vendedor, que paga 15% de comissão sobre o valor do produto para a plataforma.

Resumo executivo

Fundada em janeiro de 2019 por Rafael Papa, ex-diretor no Grupo Mercado Livre, e Gabriel Novais, ex-diretor de Esportes da Red Bull em janeiro de 2019, a starup vem crescendo desde então; e com destaque no pico durante a pandemia. Para se ter uma ideia, em 2020, chegou a registrar crescimento de vendas de mais de 200%

O time da Semexe também cresceu com novos parceiros de negócio com experiência e muita bagagem, como Guilherme Bonifácio, co-fundador do iFood; Mario Roma, criador do Brasil Ride; Carlos Galvão, CEO do Ironman Brasil e Bernardo Fonseca, CEO XTerra. 

O marketplace é hoje a plataforma dos apaixonados por esporte e por isso tem o propósito de simplificar o acesso a equipamentos esportivos de qualidade. Ajuda praticantes de atividade física a evoluírem em suas modalidades e desde 2019 já atendeu mais de 1 milhão de usuários buscando vender, comprar ou compartilhar sobre sua paixão com o ciclismo.

Desafio do cliente

O crescimento da Semexe trouxe a necessidade de aumentar o quadro de funcionários, mas também a buscar estabilidade e segurança para o seu marketplace. Foi aí que a migração para a nuvem foi a solução encontrada para garantir o crescimento sustentável do negócio com escalabilidade e economia.

A princípio, a organização contava com um servidor on premise no Canadá, com espaço limitado de dados. Com o crescimento do marketplace, o volume aumentou e havia a necessidade de aumentar para atender essa nova etapa de expansão. Portanto, saíram de 500gb para um serviço ilimitado.

O desafio foi observado no primeiro pico de acessos simultâneos que gerou um problema na época do servidor anterior, gerando frustração nos usuários, retrabalho para os gestores, além de notar a inviabilidade de novas campanhas de marketing de qualquer tipo.

Com a migração para a nuvem, o site mais que quadruplicou o número de sessões simultâneas, sem qualquer prejuízo aos acessos, garantindo um aumento real de 180% de acessos, aumentando também as transações em 68%.

Nos picos como a Black Friday ou lançamentos, a alta chegou a 340%, com total estabilidade e segurança.

Por que a DATI?

Parceira AWS em Advanced Tier Services, a DATI atua em arquitetura e desenho de soluções em nuvem, com suporte técnico e sustentação, serviços de migração, devops e gestão de custos. A empresa que também detém as competências Public Sector, AWS Systems Manager Delivery, EC2 for Windows Service Delivery, Immersion Day e Well Architected, garante processos simples e colaborativos para um plano de sucesso e aceleração digital. 

Além de ter o aval da AWS, provedora escolhida pela Semexe por ser a número um do mundo em nuvem, a DATI conquistou a organização pela atenção que deu à implantação do projeto, com todo o time envolvido, incluído o C-level da empresa. A DATI entendeu a necessidade da startup com um projeto desde o momento zero, oferecendo e trazendo todos os benefícios AWS para atender as necessidades e acompanhando a migração para a nuvem pessoalmente, mostrando ética e comprometimento nesta empreitada.

Soluções Implantadas

  • Amazon CloudFront – Rede de entrega de conteúdo (CDN) rápida, altamente programável e segura;
  • AWS CloudWatch – Capacidade de observação dos seus recursos da AWS e aplicativos na AWS e no local;
  • Amazon ElastiCache – Armazenamento de dados na memória totalmente gerenciado;
  • AWS Elemental MediaLive – Codifica vídeo ao vivo para transmissão e streaming para qualquer dispositivo;
  • AWS ELB: O Elastic Load Balancing (ELB) distribui automaticamente o tráfego de aplicações de entrada entre vários destinos e dispositivos virtuais em uma ou mais Zonas de disponibilidade (AZs);
  • Amazon EC2 – Capacidade computacional segura e redimensionável na nuvem;
  • Amazon Route 53 – Serviço de DNS seguro e confiável para os usuários do website;
  • Amazon S3: Infraestrutura de armazenamento de objetos segura, durável e escalável.

Resultados

  • Aplicação de dados ilimitada, garantindo mais cadastros e acessos dentro do site;
  • Aumento de capacidade de sessões simultâneas, com alta de até 340% nos acessos em momentos de pico;
  • Aumento da confiabilidade e melhoria na reputação da plataforma;
  • Possibilidade de aumentar armazenamento sempre que for necessário;
  • Economia real, de aproximadamente 35%;
  • Segurança, com as melhores práticas da AWS, como a aplicação do Well Architected.

Benefícios

Além de garantir estabilidade para a plataforma, a migração para a nuvem trouxe segurança para a Semexe, que já havia tido episódios de ataques hackers, o que foi superado com a nuvem AWS.

Isto porque a AWS fornece serviços que ajudam a proteger dados, contas e cargas de trabalho contra acesso não autorizado. Os serviços de proteção fornecem criptografia, gerenciamento de chaves e detecção de ameaças que monitoram e protegem dados continuamente.

Os serviços de proteção de rede e aplicações permitem aplicar políticas de segurança refinadas em pontos de controle de rede de acordo com cada organização. Portanto, são serviços que ajudam a inspecionar e filtrar o tráfego para evitar o acesso não autorizado a recursos nos limites dos níveis de host, rede e aplicação.

Próximos passos

O próximo passo da Semexe é integrar o AWS Activate, programa que oferece às startups diversos benefícios, incluindo suporte da AWS e treinamento para ajudar no crescimento da empresa. Os benefícios do Activate foram pensados para oferecer a combinação certa de ferramentas e suporte especializado para otimizar a performance, gerenciar os riscos e manter o controle sobre os custos.