Cloud Computing como principal instrumento para Transformação Digital

Sua iniciativa para a transformação digital é realmente inovadora?

Todo mundo está falando sobre isso e as empresas estão se esforçando ao máximo, para de fato, criarem uma estratégia que possa garantir sua entrada na Era Digital que vivemos atualmente. O objetivo é inovar de forma efetiva e não apenas utilizar o termo da transformação como uma campanha de Marketing.

Há várias razões para direcionar todas as atenções para o digital: o ritmo da tecnologia disruptiva, a necessidade de fazer mais com menos, a condição de se manter a vantagem competitiva e, acima de tudo, a importância de ser mais centrado no cliente.

Embora as ferramentas e tecnologias digitais afetem significativamente a forma como os negócios são conduzidos, muitas organizações ainda não sabem o melhor caminho para implementar um processo de transformação digital abrangente e eficaz.

Cloud Computing garante a infraestrutura tecnológica para a inovação

Os líderes de TI estão adotando a nuvem como a principal base tecnológica para inovação. Eles estão descobrindo como a nuvem pode ser eficiente para a criação de novos produtos e serviços inovadores e com potencial para revolucionar seu processo de negócios e seus clientes.

Acompanhe no infográfico como Cloud Computing se tornou essencial para a transformação digital.  Você encontrará uma cobertura detalhada com diversas informações sobre a nuvem e seu impacto sobre o processo de inovação das empresas.

Definições

Você realmente entendeu o significado da expressão Transformação Digital?

As empresas hoje para serem bem-sucedidas precisam se adaptar às grandes mudanças do mercado ou enfrentar a extinção. As organizações que não antecipam as novas tecnologias correm o risco de tornar seus próprios produtos e serviços obsoletos e sem atender os novos padrões de consumo dos seus clientes super conectados.

Um dos grandes exemplos dessa transformação foi o surgimento da Netflix. Esse fato ocorreu em um momento onde a rede americana Blockbuster, famosa pelo seu tamanho e também pelo serviço de aluguel de filmes e games, dominava com quase 10.000 lojas pelo mundo e seu valor de mercado era de bilhões.

O que a Blockbuster não esperava é que ela seria vítima da inovação.  A Netflix, que saiu do serviço de DVDs migrou para o serviço de streaming, se expandiu rapidamente pelo mundo e determinou a falência da gigante rede de locadoras.

Vale lembrar também o impacto do serviço de músicas Spotify diante do grave problema que as gravadoras sofriam na época, o grande mercado de pirataria de CDs e DVDs. Apesar de algumas resistências no início, a música vendida como um serviço praticamente salvou a indústria da música.

A transformação digital ajuda uma empresa a acompanhar as demandas emergentes dos clientes sustentada pelo futuro. A Era Digital permite que uma organização possa competir em um cenário econômico em constante mudança, à medida que a tecnologia evolui rapidamente.

Para tanto, a transformação é necessária acompanhando as novas tendências de inovação, padrões de consumo e um cliente presente ativamente na Internet e nas redes sociais, com o uso de muita tecnologia e dispositivos móveis.

Cloud Computing e o processo de inovação

Para entender porque a computação em nuvem é tão importante no processo de inovação é preciso entender seu conceito. A computação em nuvem permite que as empresas consumam recursos computacionais diversos, a exemplo de, servidores, armazenamento, ativos de rede e segurança, softwares diversos, assim como eletricidade e tráfego de dados.

Com baixo custo operacional e através da hospedagem em empresas especializadas, como Amazon AWS, Google e Microsoft, as empresas que adotam a nuvem como infraestrutura de TI não precisam realizar investimentos para construir, adquirir e manter infraestruturas de computação internas. Além disso, migrar para nuvem permite o acesso a tecnologia de ponta, integrada diretamente com a transformação digital atual.

Tipos de serviços de computação em nuvem

Infrastructure as a Service (IaaS)

A infraestrutura como serviço (IaaS) é uma forma da computação em nuvem de fornecer recursos de computação virtualizada pela Internet. Em um modelo de IaaS, um provedor de nuvem hospeda os componentes de infraestrutura tradicionalmente presentes em um data center local, incluindo servidores, armazenamento e hardware de rede, bem como a camada de virtualização.

Platform as a Service (PaaS)

A plataforma como serviço (PaaS) é um modelo de computação em nuvem no qual um provedor fornece estrutura de hardware e software, necessárias para a hospedagem e o desenvolvimento de aplicativos, para usuários pela Internet. Adotar a PaaS significa liberar as organizações da necessidade de aquisição e instalação de ativos de hardware e software em sua estrutura interna, gerando uma consistente redução de custo e tempo.

Software as a Service (SaaS)

O software como serviço (SaaS) é um modelo de distribuição de software no qual um provedor hospeda aplicativos e os disponibiliza pela Internet. O SaaS elimina a necessidade das empresas instalarem e executarem aplicativos em seus próprios servidores locais. Isso elimina as despesas de aquisição, provisionamento e manutenção de hardware, bem como licenciamento, instalação e suporte de software.

FaaS (Function as a Service)

FaaS que também é conhecida como Serverless Computing (Computação sem Servidor), consiste em um paradigma de projeto e implantação de aplicativos orientado a eventos, no qual os recursos de computação são fornecidos como serviços de nuvem escalonáveis. Traduzindo isso,  em uma implantação de computação sem servidor, o cliente da nuvem paga apenas pelo uso do serviço, ou seja, pelo tempo de atividade. Nenhum custo será associado aquela infraestrutura de tecnologia caso ela esteja inativa.

Backup as a Service (BaaS)

Backup como um serviço (BaaS) é uma abordagem para fazer backup de dados que envolvem a compra de serviços de backup e  recuperação de um provedor de backup de dados online. Em vez de realizar backup através de um departamento de TI local e centralizado, o BaaS conecta os sistemas a uma nuvem privada , pública ou híbrida gerenciada pelo provedor externo.

Desktop as a Service (DaaS)

O desktop como serviço (DaaS) é uma oferta de computação em nuvem na qual um provedor tem a capacidade de hospedar o back-end de uma infraestrutura de desktop virtual (VDI). Com o DaaS, os sistemas operacionais de desktop são executados em máquinas virtuais em servidores localizados na nuvem. Toda a infraestrutura de suporte necessária, incluindo recursos de armazenamento e de rede, também reside nessa estrutura de cloud.

Infrastructure as Code (IAC)

A infraestrutura como código (IAC) é um tipo de infraestrutura de TI que as equipes de operações podem gerenciar e provisionar automaticamente por meio de código, em vez de usar um processo manual. Infraestrutura como Código é algumas vezes referida como infraestrutura programável.  Imagine a produtividade operacional ao poder construir e destruir ambientes complexos de TI em minutos, isso é possível com uma infraestrutura escrita em código.

Tecnologia Chave

Por fim, vale destacar o quanto a Cloud Computing tem o potencial real para impulsionar a transformação digital e servir de apoio a digitalização das empresas. Além disso, não existe uma única aplicação ou tecnologia atualmente que não tenha o suporte da computação em nuvem e que possa ser utilizada para o desenvolvimento de novos produtos e serviços com base tecnológica. A computação em nuvem se tornou a tecnologia chave para a nova geração de negócios inteligentes.