Melhoria contínua: Maturidade e Transformação Digital

A entrega de produtos e serviços de qualidade deve ser uma meta constante em todas as empresas de TI, independente do seu tamanho, segmento de atuação e nível de maturidade. De fábrica de software ao freelancer, todos precisam ter a satisfação do cliente como um objetivo claro e possível. É nesse momento que o processo de melhoria contínua faz seu trabalho.

O propósito da qualidade em tecnologia nunca foi uma novidade, em diferentes metodologias de desenvolvimento de software a “disciplina” de qualidade de software sempre teve seu espaço reservado, a diferença ficava apenas em que etapa do processo ela era aplicada.

Em comum entre tantos métodos, apenas o desafio de colocar em produção melhores produtos e serviços, para isso o conceito de melhoria contínua se torna essencial para alcançar níveis maiores de maturidade dentro do ciclo de desenvolvimento.

A melhoria contínua faz parte da Transformação Digital

A Transformação Digital trouxe em seu conceito a disrupção de fortes padrões de mercado e muita inovação tecnológica. Aliado a tudo isso, a Computação em Nuvem se consolidou como a infraestrutura necessária para produtos e serviços de tecnologia revolucionários.

E seguindo a essa tendência de mudança passamos a ter consumidores cada vez mais conectados e exigentes com o uso prático da tecnologia.

Esse novo cenário leva as empresas adotarem ao ciclo de desenvolvimento de softwares os processos de melhoria contínua que possam garantir não só a qualidade e maturidade, mas também a inovação.

Os processos de melhoria contínua mais eficazes, otimizam as operações de fabricação ou aceleram o desenvolvimento de software. Eles descrevem o caminho para as melhorias desejadas, não apenas o estado final.

Assim, os processos de melhoria contínua nunca se concentram no estado final, porque a perfeição, no entanto, é definida, mas só pode ser incrementalmente abordada, nunca totalmente alcançada.

Níveis de maturidade em um ciclo de desenvolvimento

Níveis de maturidade: Em que nível sua empresa se encontra?

Um modelo de maturidade descreve marcos no caminho de melhoria para um tipo específico de processo.

No mundo da TI, um dos mais conhecidos é o Capability Maturity Model (CMM), um caminho evolutivo de cinco níveis de processos de desenvolvimento de software cada vez mais organizados e sistematicamente mais maduros.

O CMM se concentra no desenvolvimento de código, mas na era da infraestrutura através da nuvem, processos automatizados ágeis e ciclos rápidos de entrega muita coisa mudou no ciclo de produção, porém, esse modelo nos ajuda a identificar o nível de maturidade que sua empresa de TI se encontra no momento e aonde ela pode chegar.

  • Estágio 1: Um ponto de partida regressivo, principalmente manual

O nível mais baixo de maturidade é às vezes chamado de estado inicial ou regressivo porque é altamente ineficiente. As organizações geralmente têm uma mistura de processos manuais.

Nesse estágio, quando a automação é aplicada à entrega de aplicativos, geralmente é ad hoc e isolada, geralmente instituída por um único grupo de trabalho ou desenvolvedor e focada em um problema específico.

No entanto, as organizações que iniciam o caminho de melhoria contínua geralmente padronizam partes do desenvolvimento de software, como ferramentas de compilação de código usando Java, Microsoft Visual Studio ou o Apache Ant e um repositório de código, a exemplo do GitHub.

  • Estágio 2: Iniciante com processos gerenciados, ágeis e repetíveis

O primeiro estágio real de maturidade envolve estender padrões de desenvolvimento de software para a implantação. A equipe deve definir alguns processos gerenciados, ágeis e repetitivos que finalizam em algum tipo de produto a ser liberado para produção.

Os desenvolvedores mudam as atividades de criação e implantação. Deixam de ser um caos ad hoc e passam para um sistema gerenciado, disponível para todos os desenvolvedores e para a equipe de operações de TI.

O objetivo nesse estágio do modelo de maturidade é a entrega contínua de produtos, estabelecendo um sistema automatizado de criação e implantação que possa atender tanto às entregas programadas de atualizações ou novos recursos.

  • Estágio 3: Intermediário de forma consistente e definida

O próximo nível de maturidade envolve a definição das atividades de todo o processo, do desenvolvimento ágil para produção, juntamente com os locais de armazenamento de código e outros artefatos do sistema, além das ferramentas para automatizá-lo.

O objetivo é aumentar a consistência dos ciclos de entrega, não a velocidade deles, embora o estágio intermediário seja normalmente quando as organizações podem manter as liberações regulares em um cronograma definido. Todo o processo de entrega para produção deve ser automatizado.

  • Estágio 4: Automatizado e equilibrado

As implementações avançadas em um processo de melhoria contínua automatizaram quase completamente o ciclo de desenvolvimento, desde o teste de integração, passando por vários estágios de testes até a aceitação.

Outra característica neste nível de maturidade avançada é o uso de medidas quantitativas de desempenho e qualidade de software, juntamente com métricas que rastreiam a integridade e a consistência do processo de melhoria contínua.

Identificando e monitorando os principais indicadores de desempenho ( KPIs ) para obter melhor controle sobre aceitação do produto e critérios que verificam a qualidade dos teste antes e depois da entrega do produto.

  • Estágio 5: Especialistas em desenvolvimento otimizam ainda mais todo o processo

O auge da maturidade em um processo de melhoria contínua concentra-se na otimização dos processos usando as ferramentas de métricas e automação implementadas nos estágios anteriores.

As otimizações reduzem o tempo do ciclo de desenvolvimento para as entregas dos produtos, eliminando erros de software e reversões resultantes.

Nesta fase, as equipes de DevOps, especialistas em entrega contínua, adotam algum tipo de estrutura de desenvolvimento, automatizando parte da criação, integração e entrega de código.

Eles também automatizam a implantação da infraestrutura, podendo utilizar contêineres, nuvem ou VMs.

Maturidade aplicada ao negócio

Os modelos de maturidade também se aplicam aos negócios

Ao alcançar níveis de maturidade elevados, as equipes de desenvolvimento e qualidade usam ferramentas para melhorar a robustez do software, detectar condições raras de falha antes que elas afetem os usuários e passam a desenvolver sistemas complexos, a exemplo de soluções de Big Data e Inteligência Artificial.

Mas vale destacar que os processos de melhoria contínua e os modelos de maturidade não ficam apenas restritos ao desenvolvimento de produtos e serviços de software. Eles podem alcançar outros níveis operacionais, como negócios e pós venda.

Fechando assim, todo um ciclo de qualidade na entrega de soluções e alcançando altos níveis de satisfação do cliente e resultados em vendas.

Em que nível de maturidade se encontra sua empresa? Já parou para fazer um comparativo com seus concorrentes? O resultado dessa avaliação pode ajudar no crescimento futuro e na participação da Transformação e Economia Digital que vivemos atualmente.

Não perca mais tempo, marque uma conversa com os nossos consultores e tire suas dúvidas agora mesmo.  Aproveite também para assinar nossa newsletter para não perder as novidades.