Infraestrutura como Código IaC: Porque programar servidores?

A infraestrutura como código (IaC) tem sido fundamental para garantir a alta disponibilidade das operações das empresas.  Isso porque, a importância da proteção de dados tem aumentado à medida que sua criação se torna crescente a taxas sem precedentes.

A IaC é um tipo de infraestrutura de TI onde as equipes de operações podem gerenciar automaticamente, por meio de código, importantes processos de TI, em vez de usar um processo manual.

Entender melhor esse recurso e saber como ele pode melhorar a produtividade e reduzir riscos será o objetivo deste artigo.

IaC como estratégia para as empresas

Entender o conceito de IaC é simples, isso porque ele é semelhante aos scripts de programação que são usados ​​para automatizar importantes processos de TI.

Entretanto, os scripts que conhecemos são usados ​​principalmente para automatizar uma série de procedimentos estáticos que devem ser repetidos várias vezes em diferentes servidores.

Ao contrário de scripts, a IaC utiliza uma linguagem de alto nível para codificar os processos e com uma implantação flexível e bem adaptável.

Para entender melhor o conceito, podemos ter como exemplo a Infraestrutura como Código sendo codificada para a instalação de um servidor MySQL.

Após o processo de instalação sendo executado através da IaC, o código verifica se o MySQL está funcionando corretamente, cria uma conta de usuário e senha, configura um novo banco de dados e remover outras estruturas de dados desnecessárias.

Na prática, o processo utilizado pela Infraestrutura como Código se assemelha às práticas de design de software, nas quais os desenvolvedores controlam as versões do código, testam iterações e limitam a implantação até que o software seja aprovado para produção.

A aplicação da IaC em servidores de desenvolvimento

Usar código para implantar servidores e aplicativos é particularmente interessante para desenvolvedores de software uma vez que reduz a dependência de administradores de sistema para gerenciar um ambiente DevOps.

Um desenvolvedor pode escrever um processo IaC para instalar e configurar um novo servidor de aplicação para, por exemplo, realizar testes e garantir a qualidade ou uma implantação experimental.

  • Infraestrutura como Código é pré-requisito para Continuous Delivery

Infraestrutura como código é considerado um facilitador essencial no uso da estratégia de Continuous Delivery (CD) nas empresas. Isso porque a entrega contínua exige um compromisso profundo com a automação.

Imagine por exemplo, um processo de desenvolvimento onde os testes devem ocorrer continuamente, a única maneira de gerenciá-lo de forma eficiente será através da automação.

Conforme cada incremento de código seja liberado, os testes são iniciados automaticamente, certificando-se de que não apenas o novo código funcione, mas que ele se integre adequadamente à base do código principal.

Ao adotar a IaC no processo de desenvolvimento e qualidade é possível incluir na automação a instalação e configuração do ambiente de produção em código, em vez de determinar manualmente os servidores e quais versões de software devem ser instalados.

  • Os benefícios da IaC em ambiente de desenvolvimento

Os principais benefícios de adotar a IaC no processo de Continuous Delivery são o aumento de produtividade e eficiência, mas podemos destacar outros importantes benefícios.

  1. A Infraestrutura como Código define padrões de infraestrutura

O esforço e o custo para diagnosticar incidentes de produção que resultam de diferentes configurações entre os ambientes de desenvolvimento, teste e produção são uma forma de desperdício desnecessário.

Configurações padronizadas através da IaC, do setup de ambiente de forma automatizada reduzem ou eliminam drasticamente problemas de incompatibilidade ou diferença de configurações da infraestrutura.

  1. A configuração do ambiente em código é o próximo passo para a automação de processos de qualidade

No processo de desenvolvimento, ao reproduzir o ambiente de produção em código é essencialmente o requisito necessário na automação do processo de teste de software.

O time de desenvolvimento e qualidade testa o código em diferentes tipos de servidores compatíveis com o ambiente de produção, podendo incorporar a um processo de testes automáticos.

  1. A IaC valida o ambiente de produção

Ao automatizar e testar a infraestrutura via código as empresas de desenvolvimento podem construir um ambiente muito próximo ao de produção, isso é muito importante para fazer uma validação da infraestrutura necessária ao suporte da aplicação.

Além de um objetivo comercial do produto, definindo requisitos do ambiente, é uma excelente oportunidade de encontrar erros antes do lançamento em produção.

A Infraestrutura como Código beneficia e facilita as operações de TI

Em um ambiente de infraestrutura de TI, independente de ser um datacenter local ou a nuvem, tem seus próprios padrões e preferências de configuração.

Como cada serviço tem uma abordagem exclusiva para resolver os mesmos problemas de infraestrutura, talvez seja hora de considerar como a IaC para beneficiar suas operações de TI.

Com isso, tratar configurações de infraestrutura como código em operações de TI significa desenvolver uma arquitetura sob demanda, o que permite que uma organização simplesmente execute códigos para construir a infraestrutura do zero.

Essa abordagem oferece uma vantagem importante: flexibilidade. Um administrador pode executar um código em vez de armazenar um servidor físico. Como temos um script desenvolvido em texto simples, ele é facilmente modificado.

Além do aumento de produtividade na criação de ambientes, o time de operações de TI são beneficiados no tratamento das seguintes situações:

  • Na recuperação de desastres;

  • No versionamento de código via Git do ambiente;

  • Na padronização de ambientes que atendam a requisitos de segurança;

  • Redução de tempo das alterações na infraestrutura em produção;

  • O ambiente pode passar por validações antes de entrar em produção;

Usar a infraestrutura como código pode simplificar ainda o gerenciamento de ambientes de computação em nuvem no formato híbrido e multicloud.

Implantação do Multicloud, por exemplo, pode resolver os novos desafios de TI. Considere a Infraestrutura como Código para agilizar o processo de desenvolvimento e gerenciamento de aplicativos em várias plataformas de nuvem.

Como você pode ver, os benefícios da IaC não são aplicados apenas aos desenvolvedores de software. Os engenheiros de infraestrutura estão em ascensão e a demanda será alta para qualquer um que possa entender como desenvolver a lógica e as regras à implantação e ao gerenciamento da infraestrutura como código.