AWS Re-Invent 2018: o futuro está cada vez mais próximo

Mais uma vez, usuários da AWS, entusiastas e o setor de TI em geral voltaram todas as suas atenções para uma das mais importantes conferências do mundo, a AWS re: Invent 2018.

Envolvendo inovação tecnológica e tudo que impacta diretamente a Economia e Transformação Digital que vivemos atualmente, a conferência global da Amazon Web Services, marcou sua sétima edição com uma vasta lista de palestras, cases, sessões e workshops.

A conferência AWS re: Invent 2018 se destacou principalmente pelas novas oportunidades de negócios que serão criadas a partir do avanço tecnológico apresentado durante o evento.

Os desafios para os próximos anos foram lançados aos gestores, analistas, cientistas e técnicos, resultado das mais de 2000 palestras e cases em diferentes áreas do segmento de tecnologia e inovação.

A Dati, como parceira oficial AWS, não poderia deixar passar em branco esse evento e por isso, trouxe para você os principais pontos de tudo o que aconteceu na conferência e que nos mostrou, mais uma vez, o quanto o futuro está em nossa porta, através dos investimentos feitos em tecnologia de ponta.

Um Keynote marcado por muitas novidades

Considerado o maior evento de Computação em Nuvem do mundo, um dos momentos mais esperados foi o keynote do CEO da AWS, Andy Jassy, onde foram apresentados os principais lançamentos de serviços ligados à nuvem.

A principal característica a se destacar neste Keynote da AWS foi a convergência entre os novos serviços AWS e as diversas tecnologias de última geração que podem agregar muito valor a diversos segmentos de negócios.

Vejamos um resumo sobre o que mais se destacou no Keynote apresentado por Andy Jassy durante o evento e os lançamentos que foram feitos.

A robótica se conecta à nuvem

Um dos principais anúncios feitos no AWS re: Invent 2018 foi o lançamento do AWS RoboMaker, um serviço que permite aos desenvolvedores criar, testar e implantar aplicativos robóticos, bem como construir funções robóticas inteligentes usando serviços em nuvem.

O AWS RoboMaker compreende um ambiente integrado de desenvolvimento baseado em AWS Cloud9 e integrado a estrutura de software robótico open source mais utilizada atualmente, o Robot Operating System (ROS), sendo voltado para desenvolvimento e simulações de soluções voltados a robótica, aplicativos remotos e automação.

AWS se consolida ao suporte de soluções em Inteligência Artificial e Machine Learning

Durante o Keynote de Andy Jassy, Amazon Web Services também anunciou novos serviços e recursos voltado ao desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial.

O anúncio feito durante o evento mostra o resultado dos investimentos feitos pela AWS em IA no último ano. Os novos serviços possuem aprimoramentos em sua estrutura para acelerar o desenvolvimento de soluções em Machine Learning com baixo custo.

Foi apresentado ainda o AWS DeepRacer, um carro integrado à nuvem, usado para testar modelos de Reinforced Learning. A solução inclui um ambiente de simulação 3D do AWS RoboMaker e pode ser usado com o Amazon SageMaker RL. Com ele, é possível testar modelos de condução autônoma no mundo real.

Em resumo, os serviços direcionados às soluções de IA e Machine Learning que se destacam no evento foram:

  • Amazon Elastic Inference
  • AWS Inferentia
  • AWS SageMaker Ground Truth
  • AWS Market Place for machine learning
  • Amazon SageMaker RL
  • AWS DeepRacer
  • AWS DeepRacer League
  • Amazon Textract
  • Amazon Personalize
  • Amazon Forecast

Aliado a esse conjunto de novos serviços, a AWS anunciou novas instâncias de GPUs Amazon Elastic Compute Cloud, servidores mais poderosos disponíveis na nuvem, que permitem que os desenvolvedores treinem modelos com mais dados em menos tempo.

A AWS anunciou novos recursos que facilitam a criação de aplicativos IoT

Empresas em diferentes segmentos e tamanhos, como fabricantes, concessionárias de energia e indústrias de alimentos, querem poder utilizar os dados de seus dispositivos para conduzir decisões ágeis e assertivas, porém, muitas dessas informações não podem ser facilmente coletados, processados ​​ou monitorados.

A extração de dados de milhares de sensores em diferentes locais consome tempo, tem alto custo e os dados de dispositivos são frequentemente armazenados no local em servidores especializados. Para ajudar os clientes a criarem valor a partir de seus dados industriais, a AWS anunciou durante a conferência:

  • O AWS IoT SiteWise: facilita a coleta, estruturação e pesquisa de dados de equipamentos industriais em escala.

  • O AWS IoT Events: oferece aos clientes a capacidade de detectar e responder facilmente aos eventos de um grande número de sensores e aplicativos de IoT.

  • O AWS IoT Things Graph: permite que os desenvolvedores criem novos aplicativos IoT conectando visualmente dispositivos e serviços e definindo interações, com pouco ou nenhum código.
  • O AWS IoT Greengrass Connectors: ajuda desenvolvedores e parceiros de rede de parceiros da AWS a conectar dispositivos rapidamente a aplicativos de terceiros, software no local e serviços da AWS.

De acordo com a AWS, a promessa da IoT é que os clientes possam conectar dispositivos e sensores para criar uma visão única de um ambiente como uma fazenda ou uma fábrica e, em seguida, criam aplicativos que atendam às necessidades desse ambiente de forma holística.

Também teve destaque na apresentação do evento, o lançamento do AWS Ground Station.
Uma rede de 12 estações terrestres de antenas nas regiões da AWS em todo o mundo, onde os clientes podem fazer download, processar, armazenar, analisar e tomar ações em relação aos seus dados via satélite mais rapidamente com considerável economia de custos.

Tecnologias emergentes e Infraestrutura na Nuvem

Durante as apresentações que aconteceram durante o AWS re: Invent 2018, a lista de lançamentos e atualizações foi extensa.

Além de muitas novidades, que vamos estar publicando em outros artigos aqui em nosso blog, a Amazon mostrou que os investimentos em tecnologias emergentes, a exemplo do Blockchain e Big Data, além da infraestrutura na nuvem, como Segurança, Governança, Banco de Dados, Armazenamento, gestão, arquitetura e muito mais. Eles não foram deixados de fora.

Basicamente, alguns serviços já conhecidos na estrutura AWS tiveram seus recursos atualizados ou aperfeiçoados através de novas funcionalidades, mostrando o compromisso da Amazon em oferecer para todos os seus clientes, tecnologia de última geração.

Destaque final para a parceria AWS – VMWare

Antes de concluir nosso resumo sobre a conferência AWS re: Invent 2018, por favor, considere realmente como um resumo, foi tanta coisa que aconteceu no evento que seria injusto ficar nas poucas palavras deste artigo.

Vamos encerrar destacando a consolidação da parceria AWS – VMWare, que veio para ficar e provendo uma experiência mais integrada de nuvem híbrida. O lançamento ficou em cima do AWS Outposts, um produto que visa trazer aos serviços nativos da AWS, junto com seus modelos de operação para qualquer datacenter ou ambiente on-premises.

Conforme descreveu a Amazon, o AWS Outposts remove a complexidade da nuvem híbrida, oferecendo uma solução que usa software, serviços, infraestrutura, ferramentas de gerenciamento, desenvolvimento e modelos de implantação idênticos aos que você usa na AWS.

Com o Outposts, é possível usar um único plano de gerenciamento para todo o ambiente de TI corporativo e utilizar os mesmos recursos de automação, controles de governança, políticas, APIs e ferramentas de desenvolvedor para criar e implantar aplicativos modernos nativos da nuvem no local ou na nuvem.

O futuro está cada vez mais próximo

A cada ano, a conferência AWS se consolida como um hub de inovação e muita tecnologia, e a Amazon busca estender cada vez mais sua liderança de mercado com uma série de atualizações e lançamentos de produtos.

O Aprendizado de Máquina e a Inteligência Artificial foram duas das tendências tecnológicas mais comentadas, e a AWS agiu rapidamente para apoiá-los, por meio dos seus lançamentos.

À medida que esses serviços chegam à disponibilidade geral, eles se juntam a uma série de outras ofertas recentes da AWS que visam transformar cada vez mais a computação em nuvem e os data centers corporativos.

Continue nos acompanhando em nosso blog, 2018 e 2019 estão marcados por uma transformação tecnológica que vamos retratar através de nossos artigos. Além disso, dicas e novidades serão compartilhadas em nossas principais redes sociais, fique ligado nas novidades.