Construindo a Transformação Digital com uma infraestrutura de TI eficiente

Fazer parte da transformação digital tornou-se hoje uma das principais metas que as empresas estão buscando. Entretanto, o primeiro passo para alcançar esse objetivo é desenvolver uma arquitetura de TI que atenda as expectativas de inovação e a disrupção de conceitos de mercado.

Já a transformação digital tornou-se estratégica para essa nova realidade, com clientes altamente conectados, com novos hábitos de consumo e o uso de muita tecnologia. Por essa razão vamos juntos nesse artigo entender a importância da arquitetura de TI em todo esse processo. Vamos lá?

Impulsionando a transformação digital através da arquitetura de TI

Não sei se você já percebeu, mas as empresas em diferentes segmentos e tamanhos tem sentido bastante a pressão para fazer parte da Transformação Digital. Líderes de negócio e gestores de tecnologia tem trabalhado em conjunto para definir novas estratégias de mercado.

As empresas estão justamente em um ponto de convergência para a chamada economia de transformação digital, onde serão necessários grandes mudanças para alcançar os novos paradigmas de mercado ou se adaptar aos novos conceitos que estão surgindo.

A Transformação digital significa investimentos em soluções que sejam econômicas, ágeis e confiáveis, porém escaláveis ​​e flexíveis o suficiente para acomodar as mudanças.

Essa mudança direciona também no melhor aproveitamento da tecnologia, seja ela local ou na nuvem, visando oferecer os mais altos níveis de desempenho e segurança para os consumidores atuais de tecnologia móvel e de alta conectividade.

À medida que os líderes de TI se esforçam para preparar e impulsionar a transformação digital nas empresas, eles estão buscando implantar uma arquitetura de TI simples de instalar e gerenciar e com o suporte necessário para adequar as demandas de computação, armazenamento e rede.

Computação em nuvem: o caminho mais rápido para a transformação digital

Cloud Computing

Você já deve saber, mas vale lembrar que duas das principais características que fazem parte da Transformação Digital são:

  • Forte disrupção em conceitos do mercado tradicional;

  • Uso de tecnologia de ponta na criação de novos produtos e serviços.

Diante disso, a computação em nuvem surge como um caminho rápido para a transformação digital, permitindo que os gestores de TI explorem rapidamente áreas de negócio que podem se beneficiar imediatamente da modernização da infraestrutura através do desenvolvimento de uma nova arquitetura de tecnologia.

A nuvem por exemplo, atende a requisitos obrigatórios para esse novo modelo de TI que lida com um ambiente de rápida mudança.

  1. A necessidade de modernizar o parque tecnológico com tecnologias digitais;

  2. O uso inteligente de soluções móveis através do uso e acesso seguro;

  3. A convergência dos investimentos em uma infraestrutura de TI econômica e inovadora que possibilite experiências transformadoras para funcionários e clientes;

Por fim, vale dizer a computação nuvem permite ainda a modernização da infraestrutura legada da organização. Uma vez que ela não tem condições de fornecer capacidade ou desempenho de armazenamento adequado.

Além disso, a arquitetura de TI baseada em nuvem amplia a agilidade, a simplicidade e a mobilidade do processo produtivos das empresas.

Custos operacionais e riscos à segurança são prioridades com a Transformação Digital

Tecnologia de ponta, a exemplo da Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Big Data, entre outras, fazem parte deste processo de criação de novos produtos e serviços dentro do contexto da Transformação Digital.

Provavelmente o primeiro pensamento que vem à cabeça são os custos operacionais para tanta tecnologia inovadora, certo?

Fornecedores de nuvem, como a AWS, estão diretamente integradas com a inovação de tecnologias e por isso já fornecem a infraestrutura necessária para direcionar seus clientes nessa integração.

Aliado a tudo isso temos através da AWS toda a estrutura computacional necessária para garantir a segurança de dados contra ataques virtuais e roubo de dados.

Certamente você tem acompanhado os últimos casos que relataram incidentes de segurança, a exemplo dos ransomware Wanna cry, Petya e outros malwares, além dos ataques de negação de serviços, phishing e vazamento de dados.

Por essa razão, a importância de associar sua arquitetura de suporte a Transformação Digital com soluções que possam garantir a proteção dos dados, outro importante conjunto de produtos e serviços disponíveis na nuvem da Amazon.

É possível verificar, por exemplo, a preocupação da AWS em atender a diversos requisitos de segurança e conformidade, fornecendo principalmente o melhor suporte a fim de garantir a implantação dos melhores processos e políticas de segurança.

Próximos passos

Próximos passos para a Transformação Digital

Uma vez que você entendeu a importância da arquitetura de TI para a Transformação Digital nas empresas tá na hora de dar os próximos passos e desenvolver o projeto para implementar a sua infraestrutura na nuvem. Desta forma sua organização vai estar pronta para a economia digital.

Para isso, separamos mais algumas dicas que vão ajudar no seu projeto, anote aí.

  1. Planejamento é fundamental em qualquer projeto de inovação

Como um bom gestor de tecnologia você sabe a importância de fazer um projeto de TI, nele será definido itens como cronograma, times responsáveis, tarefas e atividades e outros aspectos fundamentais para que o projeto dê certo.

  1. Hora de juntar o time de especialistas em TI

Para o sucesso de qualquer projeto você vai precisar formar um time de especialistas, a recomendação e ter profissionais experientes em diferentes áreas de tecnologia para que seja definido a melhor arquitetura de TI a ser utilizada na nuvem.

Um ótimo recurso nessa fase de projeto é contar com ajuda de consultores especializados, exemplo da Dati, além do conhecimento e experiência em gestão em TI e computação em nuvem, somos parceiros oficiais AWS, fundamental para conciliar a definição de arquitetura, controle de custos e os melhores investimentos.

  1. Definir arquitetura de TI será o prazo seguinte

Já falamos bastante sobre a definição da arquitetura de TI, mas não custa nada lembrar que ela será importante para a construção da infraestrutura tecnológica de sua empresa na nuvem. Por isso, é preciso fazer um estudo profundo da realidade atual da organização.

Uma dica fundamental aqui, não pense apenas no presente, essa é uma ótima oportunidade para projetar o futuro, contando com o crescimento do negócio e principalmente com os momentos de maior tráfego e transações, a exemplo de promoções ou outras datas comemorativas.

  1. Validação e testes antes de iniciar a migração

Após a definição da infraestrutura é preciso fazer a validação da estrutura computacional a ser usada. Nesse ponto teremos uma convergência entre produtos, serviços e requisitos a serem atendidos.

Caso ainda tenha dúvidas, a dica é voltar para a prancheta e trabalhar novamente na concepção da arquitetura. Isso evita problemas na migração e prejuízos financeiros futuros.

  1. Migração e pós migração

As etapas finais são as mais críticas, nesse momento sua empresa está realizando a migração das operações para a nuvem. Esse é um período de transição delicado, mas se você desenvolveu um bom planejamento tudo vai certo nessa etapa.

Lembre-se também de ter uma equipe de suporte preparada para essa fase de mudança. Algumas resistências vão acontecer e ajustes finos na infraestrutura serão necessários, por isso, a importância de um help desk pronto para esclarecer dúvidas e fazer a ponte com o time de TI.

Caso você ainda tenha dúvidas de como fazer a transição para esse momento de Transformação Digital marque uma conversa com nossos consultores, quem sabe não marcamos um café? Aproveite também para assinar nossa newsletter para não perder as novidades.