Amazon Web Services: Cloud computing para pequenas empresas

Se você tem uma pequena empresa ou é um empreendedor em início de jornada eu tenho uma boa notícia, você pode ter uma infraestrutura de TI semelhante às grandes empresas. Ter acesso a tecnologia de ponta se tornou possível graças à oferta de serviços a exemplo da Amazon Web Services, e o que é melhor, com baixo investimento inicial, pagando conforme o uso.

Na verdade isso não é uma novidade, o que temos é um mito onde muitos acham que para ter acesso a tecnologia de última geração é preciso grandes investimentos, ficando portanto, restrito às empresas de médio e grande porte.

O objetivo deste artigo é acabar com essa lenda e mostrar para você que a computação em nuvem é a oportunidade que sua pequena empresa precisa para crescer e concorrer com os grandes do setor.

Tecnologia se tornou fundamental para o crescimento das empresas

Isso é fato, tecnologia da informação faz parte de todo o processo produtivo das empresas, independente do seu tamanho ou segmento. E o que temos hoje é uma transformação digital que mostra que inovação e tecnologia convergem para o novo consumidor e grandes oportunidades de negócio.

A presença da empresas na Internet há muito tempo deixou de ser uma página institucional apresentando produtos e serviços, temos as redes sociais, a produção de conteúdo em diferentes canais, fechamos negócios online e em tempo real, oferecemos o suporte ao cliente 24 horas por dia e 7 dias na semana.

E tudo isso graças ao avanço tecnológico que alcançamos nesses últimos anos. Uma das consequências dessa realidade é a oportunidade ao empreendedorismo e ao crescimento do negócio.

Isso abrange para quem tem uma boa ideia e pretende começar uma empresa, assim como, para quem já está no mercado e busca avançar de forma sustentável e duradoura. Mesmo em tempos de crise, temos grandes oportunidades de negócios.

Infraestrutura de TI para pequenas empresas com Amazon Web Services

A computação em nuvem surge como uma grande oportunidade para empresas, de diferentes tamanhos e segmentos, ao investir em infraestrutura de tecnologia com um custo muito baixo, quando comparado com o investimento a ser feito em ativos de TI.

A proposta, que surgiu de forma pioneira com os serviços da Amazon Web Services (AWS), consiste basicamente em fornecer uma infraestrutura virtual de hardware, software e rede, onde não ocorre a aquisição dos ativos e o pagamento é pelo uso e tráfego de dados.

Na prática, as empresas têm acesso ao uso de um parque tecnológico de última geração, podendo atender a diferentes arquiteturas de TI e pagam apenas pelo consumo dessa estrutura. A responsabilidade pela manutenção e atualização desses ativos fica a cargo da fornecedora do serviço.

Ter acesso a essa estrutura de tecnologia, a exemplo dos serviços oferecidos pela Amazon Web Services, possibilita às pequenas empresas a oportunidade de focaram seus investimentos no Core Business sem deixar de contar com o suporte de servidores, softwares, soluções de segurança da informação, entre outros recursos.

Competitividade e aumento de produtividade são os primeiros benefícios que as pequenas empresas sentem ao adotar a computação em nuvem em sua estrutura. Isso permite por exemplo, competir com os concorrentes de peso do mercado ou ainda se dedicar a nichos não explorados pelas grandes empresas.

Vale destacar que essa estrutura de tecnologia também é fornecida por outras empresas de destaque, como o Google e a Microsoft. Outra grande vantagem competitiva para as pequenas empresas é que a maioria desses fornecedores oferecem pacotes de serviços gratuitos para quem ainda não possui um grande tráfego de dados.

Exemplos na prática

Dois serviços gratuitos que servem de exemplo e atendem aos empreendedores e pequenas empresas, como citado anteriormente, são a Amazon Web Services e Google.

  • Nível gratuito da Amazon Web Services

O nível gratuito da AWS permite obter gratuitamente durante 12 meses uma infraestrutura de TI que inclui servidores e serviços associados e que ajuda e muito as pequenas empresas e empreendedores.

  • Armazenamento em nuvem do Google Drive

serviço de armazenamento gratuito do Google oferece a possibilidade para as empresas armazenar diferentes tipos de arquivos com uma capacidade de até 15 GB,  podendo ser acessado através de smartphone, tablet ou computador.

Para quem está começando ou os pequenos empresários que buscam uma estrutura de TI, visando o crescimento e a participação na transformação digital atual, adotar a computação em nuvem é o melhor caminho a ser trilhado.


A Dati é parceira AWS e pode ajudar sua empresa a entender, migrar e gerenciar as soluções de computação em nuvem.

Quer conversar conosco sobre as suas necessidades de serviços em nuvem? Solicite 1 hora de consultoria gratuita sobre Cloud:

computação em nuvem