computação em nuvem

Afinal, o que é computação em nuvem?

Nós sabemos que muitos dos conceitos, produtos e serviços relacionados à TI são complexos. É difícil entender sua mecânica e importância no nosso dia a dia. A computação em nuvem é um desses casos.

Mas é por isso que estamos preparando conteúdo semanalmente para você! Nossa intenção é te ajudar a compreender como esse ecossistema funciona, quais são as possibilidades que ele oferece, e assim você pode pensar em oportunidades para aplicá-las no seu negócio.

Então, vamos lá: afinal, o que é computação em nuvem?

Segundo a AWS (a maior fornecedora de computação em nuvem):

“A computação em nuvem é a entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de TI por meio de uma plataforma de serviços de nuvem via Internet com uma definição de preço conforme o uso”.

Ou seja: a computação em nuvem consiste no fornecimento de serviços de computação sob demanda. Usou? Paga. Não usou? Não paga.

Ao invés de você ter um servidor local e investir muito dinheiro na sua compra, você aloca suas necessidades num servidor em nuvem, e paga mensalmente pela utilização do serviço.

Da mesma forma como você paga a sua conta de água e energia elétrica. Viu, é mais simples do que você imagina!

Agora que você já entende inicialmente o que é a computação em nuvem vamos conferir algumas vantagens de contar com essa tecnologia na sua empresa:

Substitua despesas de capital por despesas variáveis

Ao invés de investir  muito dinheiro em datacenters e servidores, mesmo antes de saber como e quanto serão utilizados, você pode pagar apenas quando consumir recursos de computação, e pagar apenas pela quantidade consumida.
Em termos gerenciais estamos falando de trocar CAPEX por OPEX.

Beneficie-se com custos mais baixos

Ao utilizar a computação em nuvem, você pode alcançar um custo variável mais baixo do que nos antigos modelos de computação. Como a utilização de centenas de milhares de clientes é agregada na nuvem, provedores como a Amazon Web Services conseguem alcançar economias de escala maiores, o que se traduz em preços mais baixos com pagamento conforme o uso.

Pare de adivinhar a capacidade

Elimine as suposições ao determinar sua necessidade de capacidade de infraestrutura. Ao tomar uma decisão sobre a capacidade, antes da implementação do aplicativo, você frequentemente lida com a ociosidade de recursos caros ou com limites de capacidade. Com a computação em nuvem, esses problemas desaparecem. Você pode acessar o quanto precisar, além de aumentar e reduzir a escala conforme for necessário com apenas alguns minutos de antecedência.

Aumente a velocidade e agilidade

No ambiente de computação em nuvem, recursos adicionais de TI estão ao alcance em apenas um clique, o que significa que o tempo necessário para disponibilizar estes recursos aos desenvolvedores é reduzido de semanas para apenas minutos. Isso resulta em um aumento dramático na agilidade da organização, pois o custo e tempo necessários para experimentar e desenvolver é significantemente mais baixo.

Pare de gastar dinheiro com execução e manutenção de datacenters

Concentre-se em projetos que diferenciam sua empresa ao invés da infraestrutura. A computação em nuvem permite que você se volte aos seus clientes, ao invés do trabalho pesado de estruturar, empilhar e manter servidores ligados.

Texto inspirado no conteúdo da AWS  

Esperamos que o conceito e as vantagens da computação em nuvem possam ter ficados bem claros para você. Mas, se ainda sobrou alguma dúvida aí ainda é só falar com a gente, escreva nos comentários e vamos bater um papo sobre o assunto.

E, se você já entendeu o conceito de computação em nuvem e está com a cabeça a milhão imaginando como pode usar essa tecnologia em favor da sua empresa nós podemos te ajudar!

consultoria gratuita cloud

A Dati é parceira AWS, gerenciamos infraestruturas e aplicações de nuvem. Entre em contato conosco e solicite agora mesmo 1 hora de consultoria gratuita para descobrir o que a computação em nuvem pode fazer para o seu negócio!

Abraço e até a próxima!