computação em nuvem

6 principais usos para a computação em nuvem

Nós já explicamos aqui o conceito e principais vantagens da computação em nuvem. Hoje está na hora de irmos mais fundo e falarmos sobre os principais usos para essa tecnologia. Quer entender melhor como a computação em nuvem é aplicada no seu dia a dia? Então vem com a gente!

1. Fornecer infraestrutura como um serviço

A computação em nuvem proporciona que empresas ofereçam sua infraestrutura como um serviço, como a Amazon, Microsoft e Google fazem, e outras empresas utilizem essa infraestrutura por um custo muito mais baixo do que se mantivessem servidores e data centers próprios.

2. Testes e desenvolvimento

Provavelmente o melhor cenário para o uso da computação em nuvem é um ambiente de testes e desenvolvimento. Quando você está inserido nessa situação e parte para a instalação e configuração da sua plataforma você precisa de uma garantia de orçamento, a criação do ambiente através de ativos físicos, mão de obra qualificada e tempo. Tudo isso pode recorrentemente estender o tempo que se leva para um projeto ser completado, acabando com os seus prazos. Sem falar nos custos.

Com a computação em nuvem, há agora ambientes completamente disponíveis para atender às suas necessidades de testes e desenvolvimento. Com as soluções que você precisa na palma da mão.

3. Análise de big data

Um dos aspectos oferecidos pela computação em nuvem é a possibilidade de explorar grandes quantidades de dados, sejam eles estruturados ou não, e aproveitar o benefício de extrair desses dados valor de mercado. Varejistas e fornecedores podem agora extrair informações sobre padrões de consumo, que os ajudam a guiar suas campanhas de marketing e publicidade, de acordo com um segmento específico da população. Plataformas de redes sociais estão agora fornecendo a base para análise de padrões comportamentais que organizações estão usando para obter informações valiosas sobre sua audiência.

4. Armazenamento de arquivos

A computação em nuvem pode oferecer a você a possibilidade de armazenar seus arquivos, com o benefícios de acessá-los e restaurá-los a partir de qualquer computador conectado à internet. Esses serviços geralmente são simples. Você conta com alta viabilidade, velocidade, escalabilidade e segurança para o seu ambiente de trabalho. Nesse cenário, organizações estão apenas pagando pelo montante total de armazenamento que estão consumindo, e tudo isso sem a preocupação de manutenção da infraestrutura.

5. Recuperação de desastres

O uso da computação em nuvem permite a maior rentabilidade de uma solução de recuperação de desastre, que garante uma recuperação mais rápida de uma malha de diferentes locais físicos, a um custo muito menor que uma solução de recuperação de desastres tradicional com ativos fixos, procedimentos complexos e um custo muito mais elevado.

amazon aws6. Backup

Por último, mas não menos importante, o backup. Fazer backup de dados sempre foi uma operação complexa e que consumia tempo. Isso inclui manter um local para as fitas e dispositivos, selecioná-los manualmente e enviá-los para uma instalação de backup com todos os problemas inerentes que podem ocorrer entre os dados de origem e o backup. Essa forma de garantir a segurança dos seus arquivos também não está imune a problemas como mídia corrompida e falha humana, como já falamos nesse ebook [link]. Há ainda a questão da operação de restauração do backup, que além de tomar muito tempo está a mercê de mau funcionamento ou erros humanos.

Com o backup em nuvem você pode automaticamente enviar arquivos para qualquer datacenter ao redor do mundo, com a certeza de que nem segurança, disponibilidade ou capacidade de armazenamento serão um problema.

Fonte: IBM.

Conseguiu perceber como a computação em nuvem já está presente no nosso dia a dia? E pode ter certeza, ainda há muitas possibilidades para essa tecnologia! Quer conversar conosco sobre essas possibilidades? Entre em contato e fale com a nossa equipe de especialistas AWS.